O outono e sua saúde

No último dia 20 de março teve início uma nova estação no clima brasileiro, o outono, que se estenderá até o dia 21 de junho. Com o início de uma nova estação ocorre uma mudança da característica do clima, onde enfrentamos oscilações de temperatura e uma baixa na umidade relativa do ar, como a diminuição das chuvas, aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros, onde os dias vão se tornando mais curtos em relação à noite, e com toda essa mudança ocorrem muitas mudanças no nosso corpo e saúde.

Portanto, a umidade do ar diminui e prevalece o surgimento de problemas respiratórios e cardiovasculares, onde as alterações climáticas desta estação nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crises de asma, bronquite, rinite, sinusite e pneumonia. Os principais causadores dessas doenças são os vírus, que são transmitidos por gotículas respiratórias capazes de contaminar ambientes, principalmente locais que ficam fechados por muito tempo. Algumas doenças respiratórias, como pneumonia e a sinusite, também podem ser causadas por bactérias, que são microrganismos oportunistas, já que muitas vezes aproveitam que o organismo está fragilizado por causa de uma gripe e se instalam no corpo.

Neste período ocorre o aumento de 30 a 40% da procura por hospitais para atendimentos de problemas respiratórios e cardiovasculares, onde os grupos mais atingidos são as crianças e os idosos. O aumento da pressão arterial e a tendência à coagulação do sangue ocorrem com a exposição as baixas temperatura (apesar de não serem tão baixas quanto no inverno), e podem estar envolvidas com o maior risco de doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias.
Podem ocorrer também o aumento de doenças alérgicas provocadas pela maior presença de pólen no ar, associado ao tempo mais seco. Neste caso, apesar de ser uma questão do sistema respiratório, as rinites e sinusites ocorrem muito, juntamente aos problemas oculares como conjuntivite e síndrome do olho seco.

Alguns cuidados podem e devem ser tomados nessa época, a fim de prevenir o aparecimento destes problemas citados. Mantenha o organismo hidratado; evite fumar ou ficar em ambientes com muita poeira ou fumaça; mantenha janelas abertas, para deixar o ambiente arejado; mantenha a prática de exercícios físicos; mantenha boa alimentação; troque roupas de cama com maior frequência e deixe, se possível o sol bater em sua cama, a fim de diminuir a quantidade de ácaros; uma boa noite de sono também é importante para manter sua imunidade em alta. Aos primeiros sintomas, procure ajuda especializada, não deixe piorar sua saúde para depois se cuidar.

  • Divulgação. Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba