Editorial : O papel social do esporte

Estamos sempre trazendo por aqui notícias do esporte. Seja ele profissional ou amador. Masculino ou feminino. Adulto ou juvenil. Infantil ou da terceira idade. Convencional ou inclusivo..
Falar sobre esporte é sempre muito satisfatório. Até mesmo quando há empates (no caso de modalidades que permitem essa pontuação) ou quando há derrotas. Isso porque, na grande maioria dos casos, estar em uma quadra, em um campo, em um tatame, em uma pista de corridas, já é vencer…

Superar obstáculos. Manter a disciplina. O foco. Ser resiliente. São características comuns aos atletas – profissionais ou amadores – reforçamos.

A disputa saudável. A competição dentro de um jogo. No contexto de uma disputa organizada e equilibrada traz benefícios a todo um grupo. Não apenas para quem compete; mas para quem conduz os treinos – equipe técnica -; para os que patrocinam; para os que torcem; para os familiares; e por que não dizer para os que “trazem a notícia”?

O esporte sempre teve importante papel na formação de uma sociedade. Atualmente, ainda mais; tendo em vista que em um mundo, cada vez mais digital, pouco sobra tempo para a prática de atividades presenciais, sobretudo as esportivas.

Também por isso, sendo o esporte grande contribuinte da socialização e da transmissão de valores, além de instrumento de educação e fonte inesgotável de saúde, valorizá-lo e dar espaço para notícias esportivas também é nosso papel como veículo de comunicação.

Para nós, brasileiros, gostar de um esporte – seja praticando ou acompanhando – faz parte da nossa identidade nacional.
E é sempre bom lembrar que o esporte movimenta a economia. É símbolo cultural e reforça questões sociais, sobretudo, é um grande agente de transformação de uma sociedade.