O voluntariado sendo atacado, mas continua sendo voluntariado

Infelizmente a medida Provisória (MP) 1.099/2022, que cria o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi aprovada também pelo Senado. O programa oferece cursos de capacitação profissional, além de vagas de trabalho em troca de pagamento de bolsa. Onde foi feita pesquisas sobre este assunto? Gostaria de saber qual deputado ou senador debateu esse assunto com a sociedade civil, que vem lutando há décadas pelo fortalecimento do voluntariado no Brasil, agora recebe esta notícia triste e retrógrada para o voluntariado. Não é o que está sendo criado é somente a utilização da palavra voluntario de forma indevida e equivocada. O que certamente trará uma instabilidade jurídica para diversas organizações no Brasil. Ainda temos um último suspiro de esperança, visto que ainda a MNP tem que ser sancionada pelo presidente. Quem sabe um sopro de luz divina o ilumina para retirar a palavra voluntário do texto. É só isso que pedimos, retirar ou melhor trocar uma palavra. Certamente o mérito da questão continuará igual.

Mais uma prova irrefutável que os nobres deputados e senadores, votam de acordo com seus interesses e não com conhecimento ou buscam pessoas com conhecimento para perguntar se o que estão votando vai atrapalhar a vida de alguem ou até mesmo vai emperrar outra lei do próprio estado brasileiro.

Mas julgando-se sábios e soberanos, aprovam algo sobre um assunto que não dominam e vão provocar um impacto gigante em estatísticas, organizações por todo o país, pessoas que trabalham com o assunto e juridicamente podem causar grandes prejuízos.

Dizem aos 4 cantos que o Brasil não é para amadores, realmente não é. Trabalhar no Brasil é tarefa árdua, pois enquanto tem um pessoal de boa índole puxando para um lado, tem outro pessoal que não ta nem aí, empurrando para o precipício e o pior, nós pagamos por isso.

Vamos continuar a lutar para a palavra voluntário ser tirada do texto, agora ou a qualquer momento, o importante é que se retire.