Ócio Criativo

A forma como trabalhamos hoje em dia mudou muito, principalmente com o trabalho em Home Office.
E na realidade que vivemos atualmente, a carreira é a prioridade para a vida de todos, muito mais que antes, afinal o notebook e smartphones podem ser levados para qualquer lugar e realizar as tarefas de trabalho.
Com isso muitas pessoas varam mais de 10 horas trabalhando, verdadeiros “workaholic” (viciados em trabalho).
Segundo o sociólogo Domenico De Masi, dizia que o tempo gasto com funções profissionais compõe um sétimo da vida de uma pessoa, enquanto momentos de tempo livre são três vezes maiores. Isso quer dizer que o ser humano passa mais tempo não fazendo nada do que executando funções profissionais.
Então porque não aproveitar todo esse tempo sem fazer nada e praticar o “”Ócio Criativo”.
O Ócio criativo não é só sentar de frente para o mar e ficar na internet enviando fotos e storys aos amigos do que está comendo ou bebendo, olha estou aqui, praia legal, #praia…
Ócio criativo é ler um bom livro atentamente, escutar uma música focado na letra, estar presente em uma conversa, contemplar as estações do ano, conversar com seus familiares, dar atenção aos filhos. Dessa forma a mente se esvazia do trabalho e surgem ideias.
Uma repaginação da CPU cerebral, você compacta as ideias e recria espaço em seu cérebro.
Portanto use o ócio criativo ao seu favor.
O ócio criativo serve para proporcionar ou trazer de volta o bem-estar que sentíamos quando éramos crianças onde a única preocupação era a diversão.
Então divirta-se.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp