Oito presidenciáveis participam de debate no SBT

Jucélia Batista
***
O debate estava marcado para iniciar às 17 horas e 45 minutos, horário de Brasília. Mas bem antes disso, mais precisamente por volta das 15h30, jornalistas de diversos veículos de comunicação do Estado de São Paulo (e internacionais, informou a assessoria) começavam a se aglomerar na portaria do SBT – emissora de Sílvio Santos – apresentador que, segundo alguns funcionários que ‘rendiam conversa’ –, “não gosta muito de política!”
Gostando ou não, a cada quatro anos, o Brasil se vê dentro de um cenário de pessoas politizadas. De especialistas em direitos e deveres. Em propostas que mudarão de vez o país (para melhor!). Trata-se das eleições para a Presidência da República.
Quem estava ali nos bastidores – e eram centenas de profissionais entre jornalistas, cinegrafistas, técnicos de áudio, de luz, fotógrafos, produtores, diretores, camareiras, seguranças – em sua maioria precisava escolher o melhor ângulo, captar a melhor imagem, conseguir resposta para a melhor pergunta; mesmo que ela fosse gritada do outro lado da grade de proteção que separava os presidenciáveis dos demais cidadãos.
Quem eram eles? Os principais candidatos à Presidência nas eleições 2018: Álvaro Dias (Podemos); Cabo Daciolo (Patriotas); Ciro Gomes (PDT); Fernando Haddad (PT); Geraldo Alckmin (PSDB); Guilherme Boulos (PSOL) Henrique Meirelles (MDB); e Marina Silva (Rede).
Em meio ao tumulto provocado por quem tentava conseguir uma “exclusiva” com os candidatos, outros nomes do cenário político nacional passavam pela multidão quase que de forma invisível. Entre eles, os senadores Eduardo Suplicy e José Serra, e o vice de Marina, Eduardo Jorge. Mas, bastava algum jornalista vê-los para gritar aos outros que tinha um ‘boa fonte’ ali esperando pela foto ideal e por aquela pergunta que todo brasileiro quer saber…
O debate dessa quarta-feira (26), promovido pelo SBT em parceria com a Folha de S. Paulo e o UOL, teve três blocos e foi transmitido ao vivo pela TV e nas redes sociais da emissora.
O candidato Jair Bolsonaro (PSL), que figura-se entre os principais nas pesquisas de intenção de voto, não participou do debate porque segue internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O debate durou quase duas horas, e os candidatos responderam perguntas entre si e de jornalistas.

  • Trabalho nos bastidores envolve bem mais cortesia que a disputa à Presidência do País
  • Discreta, Fran (funcionária da emissora) aguarda o fim do debate para trabalhar um pouco mais
  • Jornalistas de diversos veículos atualizavam as notícias em tempo real