Editorial : Os alimentos que esquecemos

A partir de junho, o Cpic – Centro de Práticas Integrativas e Complementares – da Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba vai iniciar o Projeto ROSA (Roda de Saberes), que busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação mais completa, natural e saudável aproveitando as Pancs, plantas alimentícias não convencionais.

O projeto surgiu porque a alimentação saudável tem sido um dos desafios da saúde pública, já que atualmente vivemos em uma era de praticidade. A iniciativa visa resgatar as práticas tradicionais além de valorizar os produtos cultivados localmente.

Vivemos numa região riquíssima em ingredientes mas acabamos por consumir sempre as mesmas coisas. Sendo assim, a demanda se restringe a apenas dezenas de itens, que são plantados cada vez em maior quantidade. Enquanto isso, milhares de espécies são esquecidas e, muitas delas, extintas.

Projetos de pesquisa desenvolvidos em Pinda têm o objetivo de promover políticas públicas focadas na pesquisa participativa agrícola e desenvolver novos modelos de sistema de produção com base agroecológica.

A intenção dos estudos é estimular as famílias rurais a permanecerem no campo, com qualidade e respeito ao seu conhecimento, com geração de renda e produção diferenciada.

Já o Cpic visa estimular o consumo dessas plantas, que além de diversificarem o cardápio da família, contribuem para uma alimentação mais rica e saudável.