“Outubro Rosa” encerra programação com atividades em Moreira César

Após 31 dias de programação, a campanha “Em Outubro, Pense Rosa”, terminou na terça-feira (31), em Pindamonhangaba. Contêiner com informações, exames e testes, atividades especiais nos postos dos bairros, passeio ciclístico, shows e muito mais fizeram parte da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e cólo de útero.
Na terça-feira, a Associação de Hipertensos e Diabéticos Terapia e Lazer Pró-Saúde de Moreira César comandou a “Caminhada Rosa”, que teve concentração no Recinto São Vito. A Associação é liderada por Ana Maria de Carvalho e funciona há 18 anos, organizando, ao longo do ano, ações de lazer e de saúde voltadas para o público idoso.
Abrilhantando esta ação, a participação do grupo de coreografia da melhor idade da Semelp e Lazer e a fanfarra do Jataí. O evento contou ainda com a participação dos alunos da Escola Estadual Deputado Claro César, Escola Art Toledo e da Escola Estadual Rubens Zamith, além da equipe da UBS Azeredo.
O grupo se reuniu no Recinto e saiu pelas ruas para uma caminhada que contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde e do Conselho de Defesa da Mulher. Ao longo da “Caminhada Rosa” foi destacada a necessidade e a importância de se falar em prevenção do câncer de mama tanto nas mulheres quanto nos homens e do autoexame, que deve ser feito para que se detecte alguma anormalidade que possa ser tratada.
O último evento da programação do “Outubro Rosa” deste ano foi a Missa Rosa, realizada às 16 horas, na igreja Matriz de São Vicente de Paulo.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal de Defesa da Mulher se uniram para a realização das ações, com apoio da Funvic, do Instituto Fênix, da ONG Missionários da Colheita Final e da ONG GAPC, entre outros parceiros.