Padre Kleber fala sobre sua missão à frente da Paróquia NS do Bom Sucesso

Com 40 anos de idade, o entrevistado da semana é o padre Kleber Rodrigues da Silva, pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, atual presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil e membro da CNBB (Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Nesta entrevista, padre Kleber fala sobre sua trajetória, seu trabalho na paróquia e sobre o potencial turístico da Igreja Matriz da cidade, que neste ano celebrou 312 anos de fundação.

TN- Quando assumiu os trabalhos na paróquia e quais as mudanças já implantadas na vida da comunidade?

Assumi a Paróquia em 22 de julho de 2017. Já são dois anos e dois meses à frente deste trabalho. As mudanças vêm principalmente no aspecto motivacional, da consciência de sermos uma paróquia formada por mais 11 comunidades urbanas e rurais, que devemos trabalhar em unidade, e não como realidades isoladas. Costumo dizer que “muita gente passa pela matriz, mas nem todos são daqui”, já tem sua ligação e compromissos com as paróquias dos bairros, mas mantem uma ligação afetiva com a Matriz.
Um acréscimo que fizemos logo que chegamos, foi a implantação da “missa do meio-dia”, que ocorre de terça a sexta-feira às 12h10 que conta com uma grande participação de pessoas que atuam no comércio. Outra ação foi fortalecer o Conselho Paroquial de Pastoral como instância de decisões e comunhão e desenvolver uma “marca de identidade visual” aplicada às nossas peças publicitárias.

TN- Quais os novos projetos e desafios que o senhor gostaria que tornasse realidade na paróquia?

No âmbito pastoral, o fortalecimento das ações que promovam a dignidade da pessoa e abertura das pastorais, renovação de ideias e no modo de ser Igreja. No âmbito administrativo, ampliar o modelo de gestão centralizada que estamos fazendo e ampliar a participação dos fiéis no dízimo paroquial. No âmbito estrutural, restauro da Igreja Matriz e da Igreja São José e do Centro de Pastoral, como três referencias para o desenvolvimento dos aspectos pastorais, administrativos e religiosos.

TN- Como o senhor vê a participação da comunidade na paróquia e nos projetos de pastorais e qual a forma de conquistar maior presença dos católicos nestas atividades?

Seguir Jesus Cristo, é abraçar a cruz. Ele mesmo deixa isso claro: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mateus 16,24). Abraçar a cruz significa, assumir uma causa. As comunidades pertencentes à paróquia vem aderindo a este projeto de integração de uma forma muito positiva, sentem-se a cada dia como de fato uma rede de comunidades que caminham juntas no mesmo ideal. A primeira forma de atração ou de conquista é feita pelo testemunho. O desafio está na forma como transmitimos a nossa relação com Jesus Cristo. Se nossa relação for casual, sazonal, transmitiremos que basta ir à Igreja quando estamos com problemas, já se a minha relação é de discípulo e de filho de Deus que estabelece um sentimento filial, participo com a consciência de que devo envolver-me cada vez mais no compromisso da fé.
Ser uma Igreja Misericordiosa, que não perde sua essência, a sua característica de promotora da fé. não podemos entender o ser Igreja como um lugar onde “busco uma mercadoria”, mas me relaciono com uma pessoa, Jesus Cristo.

TN- O Santuário Nossa Senhora do Bom Sucesso é um templo religioso de grande riqueza histórica e cultural para a nossa região. Nossa Senhora do Bom Sucesso é padroeira da cidade. É um desafio grande trabalhar numa paróquia com essas duas situações?

O grande desafio está no contexto urbano. A insensibilidade, a pouca adesão, os elementos que caracterizam a fé da grande maioria torna-se o elemento a ser trabalhado. Estou aprendendo muito com esta realidade urbana, bem diferente da realidade em que trabalhava em Caçapava, na Paróquia situada no bairro. Tudo é aprendizado e agradeço muito a Deus pela oportunidade de estar desenvolvendo este trabalho com um grande crescimento pessoal e ministerial.
O santuário tem um grande potencial turístico, penso que devemos ampliar o diálogo com os empresários, as diversas associações para unirmos forças para resgatar esta condição e a memória da padroeira de Pindamonhangaba. Isto já tem sido feito com o apoio da Prefeitura .

TN- Qual a estrutura de funcionamento da paróquia? Quantos funcionários e comunidades participam deste trabalho?

A paróquia é constituída por comunidades urbanas: São Joaquim (Boa Vista), Santo Antônio (Bosque), São Pedro (Beira Rio) e São Lourenço (Mombaça); e por Comunidades Rurais: Imaculada Conceição (Mandu), São Geraldo Magela (Cerâmica), Santa Cruz (Martins), Santa Rita de Cássia (Bonsucesso), São Vicente de Paulo e Santa Teresinha (Piracuama) e São João Bosco (Oliveiras).Temos nossa secretaria paroquial, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e no sábado das 8 às 12 horas, com atendimento de confissões e aconselhamento pastoral. Temos sete funcionários.

TN- Recentemente a Paróquia implantou um novo site. Quais os serviços e o que as pessoas podem encontrar neste site?

No processo de comunicação, a paróquia implantou um novo site, onde as pessoas tem acesso às informações da Igreja no mundo e das atividades paroquiais. É possível, através do site, acender uma vela virtual, fazer pedidos de oração, marcar intenções de missa e contribuir com o dizimo através de boleto bancário e de cartão de crédito. (www.paroquiabomsucesso.com.br)

TN- Conte-nos um pouco sobre o padre Kleber. Qual a sua formação? Como nasceu essa vocação para o sacerdócio e quais os trabalhos desenvolvidos desde sua ordenação?

Sou o caçula de 12 filhos, natural de São Luis do Paraitinga-SP, ingressei no Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté, em 1995 para cursar o segundo e terceiro anos do Colegial. Depois foram três anos de filosofia e quatro anos de teologia.
Senti o chamado para o sacerdócio, por ocasião de um retiro de coroinhas, com 11 anos, quando meditava a passagem bíblica, João 10,10, que fala do bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Senti uma voz que dizia: você é meu. Desde então o caminho começou a ser percorrido. Sou formado em filosofia, teologia e comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda e pós-graduando em Gestão Eclesial e Paroquial. Como seminarista, desenvolvi atividades pastorais, na Paróquia São Vicente de Paulo (Taubaté), Paróquia São Benedito (Pindamonhangaba), Paróquia São José (Tremembé) e Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Caçapava). Após minha ordenação fui nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Caçapava), assumi como pároco da Paróquia São José Operário (Caçapava) e agora em Pindamonhangaba.

Ping Pong

Aniversário: 24 de outubro de 1978
Local Nascimento: São Luiz do Paraitinga-SP
Prato Preferido: Massas
Hobby: Criação Gráfica
Time de Futebol: Palmeiras
Programa de TV: Referentes à Jornalismo (Bandnews)
Filme: “O extraordinário”
Livro: No momento estou lendo “A espiritualidade a partir de si mesmo”de Anselm Grum & Meinrad Dufner.