Editorial : Pais e mestres

Sem dúvidas, o primeiro dia de aula é um dia diferente nas escolas. Tem jeito de novidade. Ainda que nem tudo seja novo – professores, colegas, cadernos, livros, matérias – há um clima que mobiliza e favorece a vontade de aprender e de descobrir coisas novas.

Trata-se de uma grande oportunidade para a família estimular o aprendizado, refazendo combinados, estabelecendo metas e ajudando as crianças e jovens a organizarem suas rotinas de atividades e estudos.

Se a dinâmica da volta às aulas for bem direcionada, poderá gerar bons frutos, ajudando no processo de formação das crianças e adolescentes.

Os educadores e demais profissionais da área, por sua vez, devem oferecer todo o seu empenho e idealismo para que o futuro reserve aos alunos de hoje a oportunidade de uma vida que corresponda com a consistência de seu aprendizado. Afinal, a escola se destina a permitir que todos os talentos desabrochem em sua plenitude.

Educar não é uma tarefa simples. Exige tempo, dedicação, análise e reflexão. Ao assumirem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e mestres estabelecem uma relação de confiança e apoio mútuo, que favorece a todos.