Paratletas de Pinda vão da equoterapia para competição nacional de Paratambor

Pindamonhangaba ganhou dois novos paratletas. Stefania Apolinário Coquetti e Alexandre Porto dos Reis são portadores de necessidades especiais – que fazem equoterapia e se descobriram paratletas em cima de um cavalo.
Os dois acabam de ser credenciados pela ABQM – Associação brasileira de criadores de cavalo Quarto de Milha e irão participar, no próximo fim de semana, pela primeira vez, de uma competição nacional de Paratambor, que é competição similar à Prova dos Três Tambores, voltada para paratletas.
“Sempre trabalhei com treinamento de cavalos para equoterapia, mas o meu amor por esses animais me fez ver a possibilidade dessas pessoas participarem de outras modalidades esportivas. Neste ano, ganhamos um animal com condições de competir, e então convidamos a Stefânia e o Alexandre para esse desafio, que eles aceitaram imediatamente”, conta o presidente da Associação Cavalgar Equoterapia, Jeferson Carlos de Oliveira.
Desde janeiro, os dois paratletas têm treinado com a égua Wind, acompanhados pelo fisioterapeuta Bruno Boari Carvalho e a equipe da Cavalgar. No mês passado, eles foram até Ibiúna e conseguiram ser credenciados para as competições nacionais.
“Era um sonho podermos levar os dois para uma prova nacional. Com muito esforço, conseguimos inscrevê-los no 44º Campeonato Nacional Quarto de Milha, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, em Araçatuba”, explicou Bruno.
A categoria paratleta nos 3 Tambores foi lançada pela ABQM em 2016. Como cada paratleta tem sua necessidade especial, a Associação criou quatro categorias com níveis diferentes, chamadas handicap. A handcap é uma vantagem que se concede a um ou mais competidores (pessoa ou animal) para compensar deficiências de sua parte e igualar as possibilidades de vitória de todos. O índice varia de 0 a 4 e quanto menor o handcap, maior a compensação) da prova de Paratambor. No caso dos paratletas de Pinda, Alexandre vai competir no handcap 0 e Stefânia no handcap 4.

Time terá desfalque no seu primeiro desafio

Devido aos altos custos de transporte, desta vez, a égua Wind, que treina com os atletas, não poderá participar da competição. A equipe de Pinda irá disputar as provas em cima de outro cavalo, emprestado por amigos da cidade de Araçatuba.
“É tudo um grande desafio, nunca imaginei participar de uma competição assim, mas estou muito feliz e animado e espero trazer uma medalha”, garante Alexandre.
Para Stefânia, a experiência é enriquecedora. “Somos a primeira equipe de paratletas dessa categoria aqui no Vale e estamos muito satisfeitos, porque é mais uma vitória da inclusão. Esperamos com isso despertar o olhar de outras pessoas e empresas para a causa dos portadores de necessidades especiais”, destaca.
A categoria paratleta nos 3 Tambores foi lançada pela ABQM em 2016. Como cada paratleta tem sua necessidade especial, a Associação criou quatro categorias com níveis diferentes. Ele, no handcap 0 e ela no handcap 4 (handicap é uma vantagem que se concede a um ou mais competidores (pessoa ou animal) para compensar deficiências de sua parte e igualar as possibilidades de vitória de todos. O índice varia de 0 a 4 e quanto menor o handcap, maior a compensação) da prova de Paratambor.
Além de Jeferson e Bruno, a equipe técnica que acompanhará os dois paratletas são Vitória Camilo Jacob de Freitas e Erick Luiz Mourão Leite.
O transporte para a viagem da delegação foi cedido pela Prefeitura e os outros gastos da viagem serão pagos com recursos vindos de doações e rifas organizadas pela Cavalgar.

Prova de Paratambor foi criada há 5 anos

Os organizadores do 44º Campeonato Nacional Quarto de Milha comemoram, neste ano, o número recorde de inscritos na modalidade Paratambor, que terá 19 inscritos em 2021.
Conforme a ABQM, a categoria de Paratambor é destinada a competidores com limitações físicas e/ou sensoriais que afetam em competições independentes. Recentemente, a modalidade, que era chamada de Três Tambores apenas, foi batizada como “Paratambor”, com um nome mais apropriado para a competição de paratletas.
De acordo com a programação da ABQM, a competição dos paratletas ocorre no último domingo de provas, dia 22, com início previsto paras às 8h. No sábado, os paratletas participarão dos treinos oficiais.

  • Da esquerda para a direita: Stefania Apolinário, Bruno Boari, a égua Wind, Alexandre Porto, Vitória Camilo e Jeferson de Oliveira - Créditos - Texto e foto: Aiandra Alves Mariano