“Parceiros do Amanhã” realizam formatura em Moreira César

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Nesta quarta-feira (28), o Recinto São Vito, em Moreira César, recebe a formatura da oitava turma do projeto “Parceiros do Amanhã”, promovido pela Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba e do Fundo Social de Solidariedade.
O projeto que surgiu ainda em 2011, nasceu da iniciativa do Cabo da Polícia Militar, Eduardo, com o objetivo de atuar junto às escolas do bairro Araretama e do distrito de Moreira César, tendo em vista os diversos problemas de comportamento envolvendo alunos, e também alguns problemas relacionados ao envolvimento em delitos, entre eles relacionados ao uso de drogas. Desde 2011, sob a coordenação de policiais militares, com o apoio da ronda escolar e em parceria com as escolas estaduais, o projeto trabalha com jovens e crianças, de nove a 13 anos, que não possuem um bom rendimento escolar, e que apresentam problemas comportamentais dentro das escolas, além daqueles que possuem ou vivem em situações de vulnerabilidade social com risco real de envolvimento com o crime
De acordo com a Polícia Militar, o projeto oferece cursos de informática e inglês, aulas de artes marciais – como jiujitsu e judô, atividades esportivas e atividades artísticas. Além disso, os alunos participam visitas monitoradas às empresas e instituições parceiras, bem como a quartéis da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. Os policiais militares coordenadores do projeto reforçam junto aos alunos, os princípios éticos e morais, noções de cidadania, bons exemplos e valores que devem fazer parte do caminho a ser trilhado para se tornar um cidadão consciente. O projeto visa ainda, proporcionar uma melhor qualidade de vida as crianças e adolescentes, reafirmar na comunidade e estimular a reflexão sobre a vida fora da ilicitude.
Durante estes seis anos de atuação em Pindamonhangaba, há muitas histórias de sucesso para serem contadas pelos voluntários e pelos alunos. “Podemos citar a participação de alunos em competições esportivas conquistando títulos, viagens para o exterior para profissionalização no futebol, entre outras vitórias conquistadas”, afirma a Polícia Militar. Segundo o cabo da Polícia Militar, Ferreira, uma das melhores recompensas do projeto é ver o afastamento definitivo dos alunos do mundo das drogas e do crime e vê-los se dedicando de verdade a escola, ou seja, trilhando o caminho do bem, tornando-se um cidadão de bem dentro da sociedade.
Os “Parceiros do Amanhã” conquistaram diversas premiações nestes anos de atividades, entre eles o “Prêmio Governador Mário Covas” por inovação na gestão pública, conquistou por duas vezes a medalha do mérito comunitário da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre outros prêmios e reconhecimentos sociais.
Para a celebração dos trabalhos desenvolvidos, a formatura da oitava turma do projeto “Parceiros do Amanhã”, acontece às 19 horas, no Recinto São Vito, que fica na avenida doutor José Adhemar Cesar Ribeiro – Moreira César.

  • Projeto Socioeducativo já recebeu várias premiações