Parque do Trabiju recebe ações de voluntários

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de se colher um futuro fértil e consciente.” – SSivaldo Filho

Aliar voluntariado e responsabilidade socioambiental foi a proposta da ação realizada no Parque Natural Municipal do Trabiju, no último fim de semana. A atividade foi resultado de uma parceria entre o Conselho Gestor do Parque; a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente, voluntários da Prefeitura de Pindamonhangaba; a Unitau (Universidade de Taubaté) e alunos do curso de Biologia da instituição.
“O objetivo da ação foi avaliar as condições do parque para reabertura. Para isso, foi feito um diagnóstico da ‘Trilha da Caixa D’água’, com início da limpeza; além de também ter sido iniciada a limpeza do alojamento de pesquisadores e sala de estudos; bem como a área externa destes locais para melhorar as condições aos visitantes”, conta a secretária de Meio Ambiente da prefeitura, Maria Eduarda San Martin.
De acordo com ela, a proposta é, em breve, abrir o parque para grupos escolares, para outras instituições e até para munícipes, pelo sistema de agendamento. “Porém, ainda não temos previsão de data, porque o parque precisa de mais limpeza e de mais ajustes, para que tudo ocorra de forma organizada e responsável”.
Para o prefeito Isael Domingues, “o voluntariado é uma oportunidade que as pessoas têm de exercitar sua cidadania, contribuindo para áreas importantes da nossa cidade como o meio ambiente. Quando cuidamos dos nossos parques e das nossas praças, estamos pensando no equilíbrio do ecossistema, na educação ambiental e também na qualidade de vida da população”, disse.

  • Voluntários participam de ação de limpeza e de conservação ambiental no Parque Trabiju
  • Local recebeu serviços de roçada, retirada de lixo e manutenções