Parque do Trabiju recebe obras e melhorias

O Parque Natural Municipal do Trabiju está recebendo diversas obras e melhorias que irão facilitar o acesso e estada de pesquisadores e visitantes ao local. As obras estão sendo realizadas graças a um recurso da Câmara de Compensação Ambiental.
Atualmente, estão em andamento a reforma da guarita da portaria, finalização da construção do alojamento para pesquisadores, da sala de pesquisas e da base de apoio dos guarda-parques – essa última realizada com mão de obra própria da Prefeitura.
Todas as construções são atendidas por fossas e o alojamento tem ainda uma cisterna para recolhimento de água das chuvas, que serão utilizadas nos vasos sanitários.
Também está sendo construída uma fonte no antigo ponto de água entre alojamento e sala de pesquisas, que será revestida de mosaico. A água dessa fonte é a mesma que antigamente abastecia a cidade e que ainda vai pela canalização até a praça Monsenhor Marcondes.
Além das obras, estão sendo feitas diversas melhorias no Parque, como o plano de utilização de recuperação das trilhas existentes no Trabiju, com sinalização, remoção de troncos, análise do grau de dificuldade das trilhas, manutenção de pontes e degraus.
A intenção é transformar o Parque do Trabiju em um local acessível, tanto nas novas construções quanto nas trilhas, para que possam receber pessoas com deficiências múltiplas e idosos.
Uma outra melhoria que vai colaborar com a segurança do Parque do Trabiju é a instalação de câmeras Full HD e luminárias de led, ambas nas áreas de uso intensivo do parque. Algumas câmeras, inclusive, podem ser acessadas por meio de um aplicativo de celular, disponível somente para os órgãos de segurança, e que mostram o Parque em tempo real. Além das câmeras, estão sendo instalados alarmes sensoriais que dispararão diretamente para as autoridades competentes.
Outras melhorias que o Trabiju está recebendo são o levantamento planialtimétrico da área de uso comum do parque e das trilhas, e o georreferenciamento do perímetro do Parque, para a definição de seu tamanho real.

Imagens: Divulgação
  • Todas as construções são atendidas por fossas e o alojamento tem ainda uma cisterna para recolhimento de água das chuvas
  • As obras estão sendo realizadas graças a um recurso da Câmara de Compensação Ambiental