Páscoa

Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Enquanto os católicos não comem carne na Quaresma, para os protestantes não existe essa restrição.

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa – período conhecido como Quaresma – os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A Semana Santa inicia com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam as ruas com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.

A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

Mas, a Páscoa não deve acontecer apenas num determinado momento, não é apenas uma festa ou uma celebração que nós realizamos. A Páscoa ocorre todo dia, cada vez que eu venço uma crise, cada vez que eu supero um sinal de morte, cada vez que eu consigo vencer o ódio, cada vez que eu consigo ter um gesto de bondade, está acontecendo a Páscoa.

Então, em cada gesto de perdão, em cada mão estendida, em cada superação de crises, está acontecendo a Páscoa, isso sim precisa ser celebrado. Nós temos que celebrar sempre essas vitórias, para não nos esquecermos nunca de que a vida é vencedora, por isso há a alegria, celebração de fé e de esperança.

Feliz Páscoa!

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOP