Patriotismo

A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania.

A ética e cidadania estão diretamente relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.

Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

E Civismo?

Civismo é aquilo que cada um de nós deve ao Estado ou ao povo soberano do qual fazemos parte. O civismo está entre os mais importantes deveres do cidadão. Significa não apenas se submeter à lei, mas ainda zelar pela sua elaboração, pela sua aplicação, pela sua proteção. Todo cidadão deve lutar democraticamente para transformá-la caso a julgue má ou injusta. É o que se chama de civismo.

E o Civismo patriótico?

Esse conceito de civismo está diretamente ligado ao amor pela pátria.

Patriotas são as pessoas que se esforçam para serem úteis à sua pátria, agindo em defesa não dos seus próprios interesses, mas sim do coletivo. São aqueles que se posicionam, por palavras e por atos, em defesa do bem comum.

Devemos assumir um compromisso, como cidadãos e cidadãs de uma nação livre e soberana, não só com nossos símbolos pátrios, mas pelo patrimônio natural e cultural que o nosso país possui.

Afinal, pregar hostilidades, segregação e violência entre patriotas é um caso exemplar de antipatriotismo.