Editorial : Pedalar é bom!

Um dos destaques desta edição do jornal é a conquista do Team Cycling Funvic/Pindamonhangaba (Gelog/Semelp), que abriu o ano vencendo de forma espetacular sua primeira competição: a 3ª edição do “Tour Feminino do Uruguai”.

Mas, além de ser um esporte de competição, andar de bicicleta está se tornando cada vez mais uma atividade comum entre os brasileiros. Eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, pedalar pode ser uma alternativa para ir trabalhar ou estudar ou uma atividade benéfica para praticar nos finais de semana pelos parques ou ciclofaixas das cidades.

Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.

Em Pinda, além de diversas ciclofaixas pelas avenidas e ruas da cidade, uma boa alternativa para os ciclistas é o parque da cidade, que além da ciclovia pavimentada que circunda a área principal do parque, conta também com trilhas que podem ser desbravadas por ciclistas mais experientes e corajosos que desejam um passeio em meio à natureza.

Antes de começar a pedalar é importante consultar um profissional da saúde para avaliar o condicionamento e resistência física, além de adquirir os acessórios necessários de proteção, como por exemplo, luvas de ciclismo, também usadas na academia, para fazer musculação.