Pesquisa busca fomentar conexão de fragmentos da Mata Atlântica no Vale do Paraíba

Projeto de pesquisa coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), busca fomentar a conexão de fragmentos da Mata Atlântica na região do Vale do Paraíba. O objetivo é utilizar técnicas de agricultura sustentável, como o sistema agroflorestal, para promover serviços ecossistêmicos e gerar sustentabilidade econômica para os produtores rurais. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com participação de diversas instituições do Brasil e do exterior, a pesquisa utilizará modelos matemáticos para calcular o crescimento das árvores nativas endêmicas plantadas e das culturas usadas no sistema de produção para medir o carbono sequestrado.
No Vale do Paraíba já existe um movimento de fomento aos sistemas agroflorestais, inclusive apoiado pelo Polo Regional de Pindamonhangaba da APTA. Segundo a coordenadora da pesquisa, Maria Teresa, os pesquisadores do projeto e esses agricultores já têm realizado reuniões para implantação e monitoramento. Novas áreas devem começar a ser monitoradas ainda no primeiro semestre de 2020.
A pesquisadora da APTA explica que os modelos matemáticos que serão usados na pesquisa verificam a quantidade de carbono sequestrado a partir de informações fisiológicas da planta e também de clima e de solo.