PIB paulista retrai 1,8% entre abril e maio, aponta Seade

Depois de duas altas mensais consecutivas, a economia paulista retraiu 1,8% na passagem de abril para maio, de acordo com cálculos do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Seade. Do resultado, já estão descontadas as variações sazonais do período. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 4,0%.
O resultado mensal foi fruto de retração da indústria (-3,3%), dos serviços (-1,1%) e da agropecuária (-1,0%). No confronto com igual mês de 2015, os setores caíram, respectivamente, 5,1%, 3,2% e 3,2%.
“A queda da atividade industrial na passagem de abril para maio, depois de dois meses de crescimento consecutivos, foi explicada por fatores atípicos, como o decréscimo na produção de açúcar por influência das chuvas e pela queda de 20,5% na produção de derivados de petróleo no Estado”, escreveu, em nota, a Fundação Seade.
No acumulado em 12 meses, porém, a queda do PIB paulista parece ter se estabilizado. Em maio, a baixa nesta comparação foi de 4,9%, depois de recuos de 5,0% em março e abril. Esta taxa foi influenciada pelo decréscimo na indústria (-9,9%), pela queda nos serviços (-2,8%) e crescimento da agropecuária (6,1%).