Pinda inicia preparativos para “II Festival Tropeiro”

Pindamonhangaba sedia, de 18 a 20 de maio, o “II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba”. O evento será realizado no Parque da Cidade, com entrada gratuita, e participação de comitivas de toda a região. Haverá programação gastronômica, cultural, esportiva, além de shows e concurso para eleger a rainha da festa.
Nesta semana, foi realizado o chamamento para as comitivas de gastronomia que estarão presentes no evento. Serão elas: Taubaté, Tremembé, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Jambeiro, Monteiro Lobato e Redenção da Serra. Essas comitivas servirão pratos tradicionais como: vaca atolada, arroz carreteiro, feijão tropeiro, afogado, torresmo, galinhada, carne na lata, linguiça caseira, entre outros, além dos doces típicos como pamonha, doce de leite, de abóbora, de banana etc.
A festa terá, ainda, representantes da gastronomia de fogão a lenha e fogo de chão dos núcleos turísticos do Ribeirão Grande e do Piracuama, a famosa paçoca do sr. Agostinho, de Guaratinguetá, e o café caipira de Sérgio Callipo, que é o representante de Pindamonhangaba no “Revelando São Paulo”, além de outras comitivas de ranchos tropeiros.
Também foi aberto espaço para ambulantes, que se inscreveram pelo edital – encerrado no dia 4 de abril.
Fazem parte da programação: prova dos 3 tambores, mini fazenda, feira da barganha e leilão de traias, cavalgada, moda de viola, shows musicais, manifestações culturais, museu tropeiro, artesanato, missa sertaneja.
A organização do “II Festival Tropeiro” é da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo. O intuito do evento é resgatar a cultura tropeira, tão tradicional na região do Vale do Paraíba.

  • Comidas típicas de diversas cidades da região farão parte do cardápio da festa