Pinda intensifica ação contra o mosquito Aedes aegypti

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
O Ministério da Saúde lançou, na última semana, a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar a prevenção ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, neste período que antecede o verão.
Em Pindamonhangaba, está ocorrendo, nesta semana, uma mobilização interna nas secretarias e nos departamentos da prefeitura, além de exposição de estandes na praça Monsenhor Marcondes e no shopping da cidade, contendo exemplares do ciclo do mosquito Aedes e também outros vetores de doenças.
“A conscientização e a mobilização de todos são de suma importância no combate aos vetores de doenças. Estamos em época de transição da primavera e verão, com calor e pancadas de chuvas, condições favoráveis à proliferação do vetor”, explica o diretor do Departamento de Proteção a Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Desde janeiro deste ano, Pindamonhangaba soma 36 casos de dengue, número igual ao mesmo período de 2017. Lamana afirma que com o resultado da densidade larvária (ADL) em 1,3 em outubro e os altos índices na região do Vale Paraíba e Litoral Norte, aliado com a grande circulação de turistas, coloca a cidade em estado de alerta quanto à possível epidemia. Por isto, a população deve fazer vistorias em seus imóveis com olhar crítico a qualquer acumulo de água e denunciar locais em estado de abandono à prefeitura.

  • Ação de combate conta com o apoio dos "Combatentes Mirins", grupo de crianças da rede municipal de ensino que desenvolve projetos de prevenção ao mosquito