Pinda lança formação gratuita em tecnologia para gerar mais vagas de emprego

Pindamonhangaba lançou, dia 24 de agosto, o “Pinda Tech”, programa direcionado para ensino gratuito em tecnologia para população da cidade, especialmente da área de programação.
A iniciativa da Secretaria de Administração da Prefeitura é sem custos para os cofres públicos, e faz parte do programa Cidade Inteligente, em conjunto com o projeto Escola do Servidor. É realizado em parceria com o Novo Futuro Tech, movimento coordenado pelo deputado estadual Sérgio Victor com apoio de empresas, plataformas de ensino e comunidades que têm como objetivo qualificar novos profissionais na área.
Os moradores de Pindamonhangaba podem acessar os cursos gratuitos oferecidos pela Digital Innovation One em qualquer dispositivo com acesso à internet e também receberão apoio para dúvidas da comunidade de programadores DevJr, do Vale do Paraíba. Podem participar todas as pessoas que têm interesse em formação em tecnologia, com foco na inserção no mercado de trabalho, sem exigência de escolaridade mínima. Os alunos que se destacarem serão entrevistados por empresa da região com vagas abertas na área.
Para participar, basta entrar no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e acessar o link do “Pinda Tech” ou pelo site www.novofuturo.online/pindatech.

Cerimônia de Lançamento

Durante o lançamento, o secretário Adjunto de Administração, Danilo Velloso, destacou a modernização da Prefeitura. Ele ressaltou que “a plataforma vem para somar aos investimentos em tecnologia em gestão pública e no município, com a formação de mão-de-obra capacitada, uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho. Com o “Pinda Tech”, temos a certeza de que quem se destacar será absorvido pelo mercado de trabalho”.
O deputado Sérgio Vitor citou a importância do investimento em tecnologia para abrir porta no mercado de trabalho. “A intenção é que as pessoas tenham mais condições para melhor de vida. Para isso, é fundamental nos apoiarmos em pilares como educação empreendedora e combate à burocracia. Esse curso é totalmente gratuito e quem se dedicar e fizer corretamente terá muitas oportunidades no futuro”.
O prefeito Isael Domingues disse que é uma contribuição do poder público para a população, revertendo em aquecimento da economia da cidade para uma área carente de mão-de-obra.
“Sempre previmos a necessidade de uma inovação tecnológica. Isso dentro da administração pública e também para toda a cidade, que tem que ser humana, inteligente, criativa e sustentável. Entendemos a tecnologia como pilar de nossa gestão e queremos acenar às grandes empresas do ramo a investir na cidade pois estamos criado condições a este setor”.
O prefeito também associou emprego à tecnologia e afirmou que as pessoas devem ficar atentas aos movimentos do mercado de trabalho. “Tem que haver um olhar estratégico para análise do que o mercado exige. Ele é muito dinâmico, muda muito. Por isso é importante atenção as suas exigências para que as pessoas invistam tempo, estudo e dedicação no segmento onde existe maior probabilidade de ingressar na vaga. E, hoje, a tecnologia é a uma área com grande possibilidade de expansão de vagas”, explicou.
*Oportunidade* – Um dos pontos citados durante o lançamento é abertura de 40 novas vagas de trabalho na empresa Embrás – de Pindamonhangaba, representada no evento pelo seu diretor Felipe Pombo.
O evento ainda contou com explanações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, e com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, além do secretário de Administração, Marcelo Martuscelli, bem como dos vereadores Regininha, Felipe Guimarães, Norberto, Rogério Ramos, Julinho Car e também a assessoria do vereador José Carlos Gomes – Cal, presidente da Câmara.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Programa direcionado ao ensino gratuito foi lançado no dia 24 de agosto - Créditos da imagem: Divulgação