Pinda lança SIM para agricultores e visa a segurança do consumidor

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), começou a ser realizado neste ano pelo Departamento de Agricultura da Prefeitura – que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade -, e efetuou o primeiro cadastro de um produtor de Pindamonhangaba.
O primeiro contemplado foi Paulo França, com o queijo minas frescal, chamado Queijo do França, produzido no sítio Algodão Doce. Ele também produz leite de cabra, que é referência em Caprinocultura no Estado, o produto Real Capri – que possui cadastro no Sisp (Serviço de Inspeção São Paulo – Estadual), e por isso sabe da importância de ter um produto com certificado de qualidade.
O intuito do SIM é inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal, feitos em Pindamonhangaba, visando a segurança alimentar do consumidor. Os produtores devem seguir diversas regras e adequações, que garantam qualidade e higiene na manipulação dos produtos antes de chegarem ao consumidor. “Alguns produtores reclamam um pouco, pois precisam fazer algumas obras de adequações do local onde os produtos são manipulados, mas este é um serviço necessário para a segurança do consumidor”, explica o médico veterinário, André Moreno, responsável pelo SIM no Departamento de Agricultura.
O produtor Paulo França afirma que não é difícil se adequar às exigências. “Está muito boa a nossa colocação no mercado, com bons resultados e aceitação do público. É importante se preocupar com a segurança alimentar do consumidor”, explica.
O selo de inspeção abre portas para que os pequenos produtores da cidade tenham oportunidade de profissionalizar o seu negócio, podendo vender seus produtos em todos os pontos de comércio da cidade de Pinda. Os produtores recebem a assessoria do veterinário da Prefeitura, que os auxilia nas normas sanitárias para se ajustarem à legislação.
De acordo com informações do diretor de Agricultura da Prefeitura, Paulo Ricardo Imparato, o projeto de lei do SIM foi aprovado em 2007 e estava parado, necessitando de alterações na lei e publicações, que já foram realizadas. “Demos andamento à implantação do SIM por considerarmos esse serviço de extrema importância tanto para a garantia da qualidade dos produtos feitos em Pindamonhangaba, quanto para incentivo aos produtores para se adequarem e conquistarem seu espaço no mercado”, explicou.
Todos os produtores de Pindamonhangaba que trabalham com produtos de origem animal podem participar do SIM. Quem quiser se regularizar, basta procurar o Departamento de Agricultura da Prefeitura, para mais informações e agendamento de visitas. O departamento fica na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, junto ao prédio da Cati.

Imagens: Divulgação
  • Área de produção de laticínios do Sítio Algodão Doce