Pinda: projeto “Trilhos Pedagógicos” segue marcando a história de crianças e adultos

Moradores de Pindamonhangaba podem aprender sobre a cidade através de passeio cultural

Após o aniversário de um ano de realização, o projeto “Trilhos Pedagógicos” da Estrada de Ferro Campos do Jordão ainda tem muito que comemorar. Os passeios de bondinho, que enredam a história de nossa cidade e muito de nossa cultura continuam marcando as memórias de crianças e também de adultos.
No fim de setembro, o Cmei – Centro Municipal de Educação Infantil Josefina Schmidt levou suas turminhas para conhecerem as belezas naturais que o Balneário Reino das Águas Claras da EFCJ oferece, além da oportunidade de entenderem a importância da histórica ferrovia para a história do Vale do Paraíba, meio ambiente e para as pessoas que usufruem do serviço.
Já em outubro, foi a vez das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de fazer o passeio de bondinho. Já com mais experiências na cidade e tendo vivido histórias relacionadas ao Reino das Águas Claras, os alunos adultos puderam reviver essas memórias de perto.
“Enche-nos de felicidade ver que o projeto ‘Trilhos Pedagógicos’, que um dia sonhamos, se concretiza de maneiras tão belas no cotidiano das pessoas em nossa cidade. Já chegamos à casa dos milhares que fizeram o passeio e esperamos mais a cada dia”, afirmou o secretário de Educação, Júlio Valle. “Em números, são 257 professores e 2.499 alunos da Rede Municipal que já participaram do projeto, ou seja, um total de 2.756 pessoas contempladas nestes dois anos”.
“Trilhos Pedagógicos” visa levar o conhecimento sobre a história da Estrada de Ferro Campos do Jordão e sua influência regional aos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como percepções sobre o meio ambiente e os meios de transportes através de uma visita à estação ferroviária, a um parque às margens do rio Piracuama e uma viagem em trens quase centenários.

  • Estudantes da Rede Municipal participam da iniciativa acompanhados de professoras
  • Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passearam no mês passado
  • Atividade conta com informações complementares de material impresso