Pinda promove novo projeto didático no bairro Bem Viver

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, promove o projeto didático “Conhecendo o Era Uma Vez”.

O projeto, dentre muitas ações, como trabalhar os valores éticos e morais, prevê também uma forma diferenciada de contar histórias clássicas. Essa forma, diferente de apenas contar uma “historinha”, consiste em colocar o aluno como personagem principal, mesmo a contação tendo um narrador. Esse narrador instiga a participação, convida a criar, a participar e interage com a plateia o tempo todo.

Segundo informações da Secretaria de Educação, a contação ocorre toda sexta-feira e é possível notar que as crianças têm ficado cada vez mais interessadas e participativas. A equipe de professores dá um verdadeiro show de criatividade e ainda ocorre roda de música, com professoras cantoras e auxiliares tocadores.

Durante a contação, a plateia participa e vibra a cada trecho da história, e ao final sempre contempla os colegas atores. Com o “Conhecendo o Era Uma Vez” se cumpre vários aspectos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo o aluno protagonista de seu próprio aprendizado, por meio de metodologias ativas. Cumpre-se também o esperado na educação infantil, uma vez que a criança em seu processo de aprendizado é movimento, gesto e experimentação.

O projeto ocorre no Cmei (Centro Municipal de Ensino Infantil) Ruth Dóris Lemos, no bairro Bem Viver, região do Araretama, e está previsto para que se amplie cada vez mais.

As histórias infantis abordam as situações vividas no dia a dia, como alegria, medo, perdas, amizade, de forma lúdica. O trabalho com histórias favorece o raciocínio, as linguagens, contribuindo com o desenvolvimento infantil”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.

  • Divulgação
  • Divulgação Nesse contexto, o narrador instiga a participação, convida a criar, a participar e interage com a plateia o tempo todo