Pinda recebe instalações do Centro de Operações Integradas

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, no último dia 26, o COI – Centro de Operações Integradas, do Programa Pinda Inteligente, da Prefeitura de Pindamonhangaba, localizado na praça Dr. Emílio Ribas, 112, bairro São Benedito.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais civis e militares, além de convidados. O prédio do COI recebeu o nome de Paulo Alves, ex-funcionário da prefeitura, que foi vigia na Fazenda da Represa do Trabiju por mais de 20 anos. Nascido em 25 de janeiro de 1943 e falecido em 14 de maio de 2002.
Desde julho de 2017, ainda que em fase de implantação, o COI vem contribuindo para aumentar a segurança no município e para a elucidação de ocorrências de crimes em diversas regiões da cidade. Atualmente, o COI atua com 18 câmeras instaladas em diversos pontos do município: Moreira César, Araretama, Cidade Nova, principais rotatórias e região central, além do Parque da Cidade.
O prefeito Isael Domingues lembrou que a inauguração do COI é apenas o início das ações para a segurança. “Temos muito a crescer, a partir deste ano ainda. Estamos trabalhando para entregar para a população o que há de melhor em tecnologia de videomonitoramento, para abaixarmos ainda mais os índices de criminalidade em nossa cidade”, afirmou.
A base operacional do COI, instalada na Praça Emílio Ribas, conta com sala de gestão integrada – que receberá reuniões do Conselho Municipal de Segurança, da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal, além de sala de monitoramento com toda a infraestrutura de segurança, como vidros blindados.
Para a coronel PM Eliane Nikoluk, comandante do Comando de Policiamento do Interior 1, a inauguração do COI foi a realização de um sonho. “Neste trabalho integrado de equipes multidisciplinares, junto com a PM, todo mundo ganha, por isso podemos dizer que estamos comemorando a realização de um sonho. E os resultados já se refletem na diminuição dos índices de criminalidade em todo o município, devido ao uso dessas ferramentas”, explicou.
De acordo com informações do secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, a próxima etapa do COI será utilizar o sistema Detecta que, por meio de um software de computador, torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Ainda dentro do Pinda Inteligente, também está em implantação a integração do sistema do COI com imagens de câmeras de segurança particulares, aumentando ainda mais a sua área de cobertura e atuação.
“Com a entrega do COI oficialmente, será formalizado um convênio com o governo do Estado, através da Polícia Militar e o COI disponibilizará imagens para o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos que, por sua vez, disponibilizará à Pindamonhangaba um sistema de gerenciamento de ocorrências. Também estamos nos integrando junto ao Detecta e temos em andamento, a implantação da integração com câmeras de segurança particulares, por meio de compartilhamento de imagens através da nuvem. Temos muitas ações ainda para realizar”, garantiu o secretário Sodário.

  • Sede possui sala de gestão integrada para receber reuniões da PM, do Conseg e da Guarda Municipal, entre outros