Pinda registra diminuição de focos de queimadas

Colaborou com o texto: Victor Gobbo

De acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil de Pindamonhangaba, de janeiro a julho deste ano o registro de queimadas no município diminuiu em 69%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2018 aconteceram 42 ocorrências de fogo em mato, enquanto neste ano, até o momento, registrou-se 13 focos de queimadas.
Para o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Josué Bondioli, “a diminuição se deve à experiência dos agentes e as capacitações de ‘Operação Queimada’ realizadas nos simulados ministrados pelo estado”.
Bondioli recomenda que a população fique em alerta, pois no período de estiagem aumentam as incidências. “As queimadas destroem a fauna e a flora, diminuem a biodiversidade, empobrecem o solo, emitem gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar e em certos casos causam acidentes e até mesmo mortes”, disse o diretor.
Na maioria das vezes as queimadas são causadas por razões muito variadas, como: limpeza de pastos, desmatamentos, vandalismo, disputas fundiárias, e mais. Araretama, Castolira, Distrito Industrial, Bom Sucesso, Socorro, Mombaça e Santa Cecília são os bairros onde tiveram mais incidências de incêndio.
Segundo os dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o País ocupa o 5º lugar entre os países poluidores, devastando anualmente, em média, cerca de 15 mil km2 por ano de florestas naturais.
A Defesa Civil realiza atendimento 24 horas e pode ser acionada pelo “199”.

DEZ Dicas para o período de estiagem

1 – Jamais atear fogo em área de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;
2 – Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos sempre atentos a qualquer surgimento de queimada;
3 – Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;
4 – Não usar o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem;
5 – Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado);
6 – Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem;
7 – Quando, em acampamentos, ter o máximo de cuidado na hora de acender fogueiras, velas, lamparinas e lampiões. Só acender fogueiras em local limpo e sem nenhuma vegetação em volta ou próxima ao rio.
8 – Não soltar balões, pois além do fato de ser perigoso é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair e ocasionar um incêndio florestal.
9 – Segundo a Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/1998, provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.
10 – Em situações onde o incêndio já iniciou, a pessoa que presenciá-lo, deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193 ou a Defesa Civil no telefone 199.
Fonte: Defesa Civil