Pinda sedia maior exposição de orquídeas do Vale

Pindamonhangaba sediará, neste fim de semana, a maior exposição de orquídeas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A 23ª Exposição de Orquídeas será realizada no Parque da Cidade, com palestras, cursos, concurso, além da exposição nacional.
A abertura do evento será nesta sexta-feira (14), às 18h30. A exposição nacional é coordenada pela Caob (Coordenadoria das Associações dos Orquidófilos do Brasil), que reúne 186 entidades profissionais, autônomas e amadoras de todo o país e este ano irá promover a 23°exposição de Pindamonhangaba.
A exposição de Pinda é a maior da região do Vale do Paraíba, região serrana e do Litoral Norte, com média de público de 2.000 visitantes.
O presidente da Assop (Associação Orquidófila de Pindamonhanga), José Maria de Almeida, estima que representantes de 25 cidades irão participar levando suas orquídeas para disputar em um concurso nesta sexta-feira. As plantas serão recebidas das 8 ao 12h30, e das 14 até as 17 horas e passaram por um julgamento formado por juízes da Caob. A abertura oficial para a visitação será a partir das 18h30. As categorias disputadas serão Cattleyas brasileiras, Cattleyas estrangeiras, Cattleyas híbridas, Encyclia oncidioides, Orquídeas terrestres, Epidendrum, Orquídea monopodial e Orquídea sazonal. “Esperamos mais de 700 plantas expostas, fora as que estarão à venda. Estamos bastante animados para fazer o melhor evento possível”, afirma José Maria.
No sábado (15), o evento terá um seminário no período da manhã sobre meio ambiente, recursos hídricos e saneamento. Já às 15 horas, o público poderá participar de um curso sobre como cultivar as orquídeas, e o evento estará aberto até as 21 horas.
No domingo (16), a cerimônia dos prêmios será às 15h30 e, além do curso de como cultivar, os visitantes poderão participar de um curso prático experimentando todas as etapas necessárias do plantio. O encerramento será às 17 horas.
Todas as atividades serão gratuitas e abertas aos visitantes da cidade e da região. As pessoas podem colaborar levando 1 quilo de alimento em prol do Lar São Vicente de Paulo.
Pela primeira vez, a exposição está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, e integra a programação comemorativa aos 312 anos do aniversário da cidade.