Pinda sedia reunião para plano de ação e metas em DST e Aids para 2020

Pindamonhangaba recebeu, nos dias 19 e 20 de setembro, representantes de sete municípios (Campos do Jordão, Tremembé, Taubaté, Aparecida, Cruzeiro, Lorena e Guaratinguetá) para a realização do PAM – Plano e Ações e Metas em DST e Aids para 2020. O encontro tem o objetivo de traçar metas para o combate ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis, além de debater a assistência especializada oferecida pelo SUS, sobretudo, nas redes municipais de saúde.
Como de praxe, os municípios do grupo se reúnem anualmente para planejar as ações sobre tema para os anos subsequente. “Devemos ter uma atenção e um reconhecimento especial a estes profissionais da saúde, que se doam no dia a dia, e se reúnem para troca experiência exitosas pactuando dia a diauma assistência igualitária a todos os pacientes da região. Se hoje temos um serviço de acolhimento e tratamento de referência, devemos a estes profissionais”, avaliou a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.
De acordo com a secretária, pode-se considerar que o município de Pindamonhangaba detém um saldo positivo com desenvolvimento de ações na área de prevenção com distribuição de preservativos masculinos e femininos, palestra educativas, esquetes na rede pública de ensino e ofertando o tratamento de IST/AIDS aos pacientes.
“Isto se dá devido à equipe engajada do setor de infectologia, composta por profissionais selecionados na área médica, enfermagem, psicologia, odontologia e técnicos na área da saúde capacitada e habilitada a oferecer um acolhimento profissional e humanizado aos pacientes”, destacou a secretária.