Pinda terá o primeiro Centro de Referência e de Apoio às Vítimas da região

A Prefeitura de Pindamonhangaba e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo firmaram parceria para o município receber a primeira unidade do Cravi (Centro de Referência e Apoio à Vítima) do Vale do Paraíba. A ação do Ministério Público, que auxiliou na formatação do projeto, foi fundamental para Pindamonhangaba ser uma das 13 cidades do Estado de São Paulo e a primeira da região a contar com o Cravi.

A unidade de Pindamonhangaba ficará na rua Coronel José Antônio Salgado, no Centro, e é fruto de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Segurança Pública, e contou com apoio do Ministério Público que viabilizou recursos do Gaerco, revertidos do combate ao crime organizado.

Durante a apresentação dos trabalhos nessa segunda-feira (30), no auditório municipal, a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, disse que o Cravi busca promover o reconhecimento e o acesso aos direitos humanos, às vítimas de violência, seus familiares e pessoas próximas, “contribuindo para a consolidação dos direitos humanos e o exercício da cidadania, promovendo o pleno aceso à justiça. O objetivo do Cravi é dar apoio, atendimento social e psicológico às vítimas e familiares que passaram por situação de violência grave, consumada ou tentada, como casos de homicídio, feminicídio, latrocínio ou qualquer outra ação de natureza grave”.

O promotor de Justiça, Jaime Meira do Nascimento, parabenizou o município pela iniciativa e colocou o Ministério Público à disposição para auxiliar em todas as ações que forem necessárias. “Pindamonhangaba se torna uma referência no amparo, no apoio e cuidados com as vítimas de violência. Este é um trabalho complementar ao que ocorre no processo judicial. É uma forma de proteção e acolhimento às vítimas”.

A coordenadora estadual do Cravi, Luane Natalle, frisou o trabalho do órgão: “Um dos diferenciais do Cravi é que é um serviço de apoio à mulher vítima de violência, com ação humana e acolhedora. Qualquer pessoa vítima ou seus familiares podem procurar o Cravi, que serão atendidos da melhor forma. Temos uma vivência que nos faz compreender o que a pessoa sente, especialmente as mulheres, após o ato de violência e temos meios para amparo”.

O presidente da Câmara, José Carlos Gomes – Cal, colocou o Poder Legislativo à disposição de tudo que for preciso para contribuir com o tema. “Podem contar com apoio da Câmara para projetos e ações em proteção às mulheres”.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, enalteceu as políticas públicas sociais. “Parabenizo os envolvidos no processo, especialmente a equipe da Assistência Social. Seremos agraciamos com uma unidade do Cravi e largamos à frente de vários municípios porque desenvolvemos uma política social efetiva e abrangente”.

O prefeito, Isael Domingues, destacou a parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com apoio do Ministério Público. “O Cravi promove o reconhecimento e o acesso aos direitos humanos, às vítimas de violência, seus familiares e pessoas próximas, contribuindo para a consolidação dos direitos humanos e o exercício da cidadania, promovendo o pleno aceso à justiça”.

Isael Domingues também ressaltou a importância dos investimentos em assistência social e apoio às mulheres. “Precisamos olhar com muita atenção para a situação da violência contra as mulheres e lutarmos contra todas as formas de violência. Teremos no Cravi o apoio, o atendimento social e psicológico e ainda continuamos trabalhando para mais avanços nas nossas políticas públicas”.

Os vereadores Julinho Car; Norberto; secretários municipais; membros do Conselho das Mulheres; da OAB e outras instituições também participaram do evento.

  • Divulgação Cravi é fruto do trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Segurança Pública, com apoio do Ministério Público