História : Pindamonhangaba aquartelou diferentes unidades do Exército durante a 2ª Guerra

Aquartelados em Pindamonhangaba em agosto de 1943, os militares do 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria deixaram de fazer parte da rotina diária do município em abril de 1944. Em 27 daquele mês já havia uma nova tropa ocupando o velho quartel.
A resolução do Exército, certamente por conta da guerra na Europa, o jornal Tribuna do Norte, edição 30/4/44, anunciou em nota sucinta, que abaixo transcrevemos, na íntegra e conforme a ortografia em vigência na época:
“Na madrugada do dia 27 do corrente, às 2 horas, chegou a esta cidade para aqui sediar-se o Sub-Grupamento de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira, que se acha sob o esclarecido comando do competente capitão Carlos da Motta e Albuquerque.
Trata-se uma tropa disciplinada e valorosa a qual, como componente da F.E.B. está se aparelhando, para a luta, fora do continente, contra os bárbaros nazifacistas.
Pindamonhangaba recebe com orgulho esses briosos soldados e os saúda como defensores dos direitos e da família brasileira”.

Batalhão de Carros de Combate substituiu Artilharia

Foi um recorde de curta permanência de uma tropa em Pindamonhangaba a presença do Subgrupamento de Artilharia da FEB no município. Quatro meses depois de aqui haver estabelecido, a Tribuna, edição 27/8/44, já informava à população da chegada do 1º Batalhão de Carros de Combate.
Com o título “Uma nova unidade do Exército se acha aquartelada nesta cidade”, lá veio a notícia:
“Pindamonhangaba, nestes últimos tempos, tem sofrido várias mutações relativamente às tropas do Exército que tem aquartelado. Desde que daqui partiu o 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, o 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria, o Sub-grupamento de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira e agora Pindamonhangaba se orgulha de receber os garbosos militares que compõem o 1º Batalhão de Carros de Combate proveniente da cidade de Recife e que se acha sob o competente e esclarecido comando do tenente-coronel Joaquim Soares D’Ascenção. É seu imediato no posto de subcomandante o major Jaime Ramos Lameira”.
Concluindo, o jornal se colocou como representante da sociedade local, apresentando à tropa recém chegada os “melhores votos de boas-vindas”.

O aniversário do 1º BCC

Em seu compromisso de divulgar acontecimentos relacionados às unidades militares de Exército aqui aquarteladas, a Tribuna,em sua edição de 8/10/44, trouxe artigo divulgando o aniversário de dois anos de criação do 1º BCC, cuja comemoração havia ocorrido fazia dois dias com solenidades no quartel.
“A simpática e disciplinada tropa aquartelada em nossa cidade – o 1º Batalhão de Carros de Combate – comemorou, no último dia 6 do corrente, o segundo aniversário de sua criação, fazendo cumprir um programa caprichosamente elaborado”.
Para prestigiar esta comemoração veio a Pindamonhangaba o general João Pereira, representando o comandante da 2ª Região Militar e o general Horta Barbosa. Participaram autoridades locais, representantes da imprensa e grande massa popular.
“Pela manhã, às 8 horas, perante o batalhão formado, presenciamos, num misto de entusiasmo e patriotismo, ao hasteamento do sagrado Pavilhão Nacional, seguindo-se a esse ato a leitura do Boletim Interno do 1º BCC alusiva à data”, destacou o redator da Tribuna, ressaltando que “…após esta parte do programa, foi celebrada missa campal na praça fronteira ao quartel, em altar lindamente preparado, assistido por numerosos fiéis”.
Ainda pela manhã, às 9 horas, na quadra do Batalhão, teve partida de voleibol entre equipes formadas pelos sargentos do 1º BCC. Houve também outras provas esportivas como: corrida rústica de 2.000 metros, quebra-potes, e corrida de estafetas, todas com premiação.
Segundo o articulista, a ordem e a disciplina chamaram a atenção na formatura da unidade, que contou com a apresentação de todos os “tanks” (tanques) que compunham o 1º Batalhão de Carros de Combate. “Ao darmos à publicidade essa notícia apresentamos ao tenente-coronel Joaquim Soares D’Ascensão bem como aos seus distintos comandados, os nossos parabéns pelo brilho ímpar que soube imprimir às comemorações de aniversário da unidade sobcompetente comando”, complementou.

A corrida do Fogo simbólico de 1944

A exemplo do ano anterior, quando no dia 22 de agosto de 1943, Pindamonhangaba recebeu em suas divisas a “Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico”, que percorria o país da Bahia ao Rio grande do sul, naquele ano de 1944 houve nova edição deste evento e desta vez com a participação do 1º BCC.
O percurso era outro, saída de Pernambuco e destino a Porto Alegre-RS, com participação dos municípios envolvidos na trajetória da condução do fogo simbólico.
Na Tribuna do norte, edição 27/8/44, encontramos que “Teve um transcorrer dos mais brilhantes a passagem por esta cidade da tocha sagrada do Fogo simbólico que entrelaça o povo brasileiro de Norte a Sul, numa grande demonstração de compreensão mútua e fraternidade”.
Participaram, além de soldados do 1º Batalhão de Carros de Combate, alunos do Colégio Municipal, Escola de Comércio, “João Romeiro”, Núcleo de Ensino Profissional Ferroviário e elementos representativos dos clubes esportivos da cidade.
“À sua chegada na cidade uma companhia do 1º BCC estava formada à frente do nosso principal templo católico no recinto do qual, pelo fogo conduzido pelos atletas foi acesa uma lâmpada votiva.
A seguir, sob os calorosos aplausos da multidão que se comprimia nas ruas por onde deveria passar a guarda de honra que, no perímetro urbano da cidade, acompanhava o fogo simbólico, foi ele conduzido às divisas do nosso município com Taubaté”, registrou o jornal Tribuna do Norte

Unidades antecessoras ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato

A primeira unidade do Exército Brasileiro a se aquartelar em Pindamonhangaba foi o 4º Corpo de Trem, que, por motivo de reformas havidas no Exército, em 1919 passou a denominar-se 2º Corpo de Trem – Chegada, 1918;
– Local de aquartelamento – Palacete Barão de Lessa (atual Palacete Visconde da Palmeira). Em1919, essa unidade militar ocupou o prédio construído para funcionamento do mercado municipal (atual Praça Padre João de Faria Fialho). A partir daí o local ficou definido como sede de aquartelamento dos batalhões do Exército para cá enviados.
Unidades do Exército que já se aquartelaram em Pindamonhangaba antecedendo o 2º Batalhão de Engenharia de combate – Batalhão Borba Gato:
– 2º Corpo de Trem – chegada, 1918;
– 12º Regimento de Cavalaria Independente – chegada, 1922;
– 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria – chegada, 1923;
– 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria – chegada 1943.
– Subgrupamento de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira – chegada em abril de1944.
– 1º Batalhão de Carros de Combate – chegada agosto de 1944.

  • Unidade substituta do 2º Btl do 5º RI, o 3º Btl do 6º RI não completou nem um ano no quartel da (na época) Praça da República - Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Prédio construído para o mercado municipal foi adaptado pra abrigar o 2º Corpo de Trem e, com o passar dos anos, foi reformado pra melhor aquartelar efetivo militar do Exército Brasileiro nas substituições das unidades enviadas a este município - Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Créditos da imagem: Governo Federal