Pindamonhangaba: terra de riquezas históricas e culturais

Pindamonhangaba completa, este mês, 315 anos de riquezas naturais, históricas e culturais. A cidade está se preparando para retomar as atividades turísticas, após a pandemia do novo coronavírus e; quando os espaços estiverem novamente abertos a receberem visitantes, diversas opções de passeios podem ser encontradas na cidade.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, junto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) incentivam as atividades turísticas e estão buscando ações para a reabertura segura e dentro das normas sanitárias. Esse trabalho vem sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes do Ministério do Turismo, que realiza campanhas como “Municípios Juntos pelo Turismo” e “Não Cancele, Remarque”.
Todas as informações sobre os atrativos turísticos de Pindamonhangaba e sobre as ações realizadas pelo Departamento de Turismo podem ser obtidas pelos telefones 3643-1761 e 3643-1424, ou pelo email: turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Confira alguns dos locais históricos e culturais de nossa cidade:

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
Com arquitetura no estilo neoclássico, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, construído no período entre 1850 e 1864, reúne peças que contam a história da cidade e da nobreza rural cafeeira paulista.

Palacete 10 de Julho
Antiga sede da Prefeitura Municipal, o Palacete 10 de Julho foi projetado para ser a residência do Barão de Itapeva, e tem arquitetura típica das residências da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Atualmente, é sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Bosque da Princesa
Localizado na margem direita do Rio Paraíba do Sul, o bosque é cercado de verde, com espécies nativas e exóticas. Também conta com parque infantil, lagos artificiais, pontes, coreto, academia da melhor idade e biblioteca pública municipal.

Parque da Cidade
Com uma área extensa com diversas opções de lazer. Trilhas para caminhada, bicicletas gratuitas para passeios, quadras esportivas de areia, parque infantil, área para eventos e a maior pista pública de “PumpTrack – Esportes Radicais” do Brasil.

Guias de turismo tornam as visitas mais produtivas
A profissão Guia de Turismo está regulamentada pela lei n° 8623, de 28 de janeiro de 1993. Este profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo (via Cadastur) é o responsável por toda viagem desde seu embarque na saída até o desembarque no retorno, aliás, é o único profissional reconhecido nessa área.
A cidade conta com diversos destes profissionais capacitados. Saiba quem são eles acessando: www.cadasturturismo.gov.br.
Então, quando estiver em Pindamonhangaba, entre em contato com um Guia de Turismo local e o contrate, pois ele apresentará a cidade orientando e apresentando seus locais, pontos turísticos, histórias e muito mais com um olhar diferenciado.

  • Parque da Cidade - Crédito da imagem: Divulgação
  • Guias de turismo tornam as visitas mais produtivas
  • Bosque da Princesa - Crédito da imagem: Divulgação
  • Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina - Crédito da imagem: Divulgação
  • Palacete 10 de Julho - Crédito da imagem: Divulgação