Registro Cultural : Plenária da APL teve Monteiro Lobato, saci, posse e muita animação

E na noite de sexta-feira, no Palacete 10 de Julho (avenida Deputado Claro César, 33 – centro), prédio histórico, artístico e cultural onde também se encontra sediada a APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, aconteceu mais uma festa da cultura com a realização da sessão plenária solene da entidade. Confira as atrações do evento, conforme fotos do jornalista Luís Cláudio Antunes:

  • A memória do escritor vale-paraibano, José Bento Renato Monteiro Lobato, o inesquecível Monteiro Lobato (1882-1948), foi homenageada em palestra proferida pelo professor Carlos Roberto Rodrigues, da Universidade de Taubaté. Dos interessantes, curiosos e edificantes fatos mencionados em sua fala sobre o autor Lobato e suas obras de Monteiro Lobato, destaque para a personagem boneca Emília, segundo o professor “a boneca toda colorida representa a diversidade de raças que ‘compôs’ o nosso Brasil”
  • A sessão marcou o ingresso do professor e autor Laureano Guerreiro ao quadro de membros honorários da APL. Diplomado pela presidente, escritora Bete Guimarães, ele passa a ocupar a cadeira 10H, que tem como patrona a professora Julieta Reale Vieira”
  • Momento da premiação literária aos alunos da professora Camila Oliveira, do Colégio Emílio Ribas - Sistema Anglo de Ensino, vencedores do concurso de desenho com o tema Emílio Ribas (o famoso sanitarista pindamonhangabense). Na foto, o acadêmico professor Ricardo Estevão de Almeida, sua colega de colégio Anglo, professora Camila, e uma das alunas premiadas
  • Na animação da noite no palacete, destaque também para o acadêmico poeta cantador Estevão Gabino Garcia Pallares. O violeiro, cantor e compositor Gabino interpretou canções relacionadas ao Vale do Paraíba caipira
  • Coube à dupla Rute Eliana (professora e acadêmica) e Luiz Henrique Moradei (artista popular), declamar e cantar a cultura brasileira raiz, alinhada ao tema desenvolvido pelo professor palestrante --- Saci --- Eu tenho um Saci É pequenininho. É o caboclinho Mais lindo que já vi Tem dentes branquinhos Que nem o luar E tem uns olhinhos, de brasa a brilhar... Trecho da composição “Saci”, de autoria da professora Rute Eliana, interpretada na sessão solene da APL de sexta-feira, 26. (Divulgação na íntegra na próxima edição de Registro Cultural)