Pocket show marca início da nova edição do projeto ‘Construindo Música’ na rede pública de Pinda

Acessa aí o Youtube e aumenta o som que a festa vai começar! No próximo dia 25, a partir das 18 horas, um pocket show caprichado e aberto ao público em geral marca o início da nova edição do projeto “Construindo Música” em Pindamonhangaba.

Durante a live, músicos educadores irão destacar uma seleção musical sob medida para mostrar que dá para divertir todo mundo e, ao mesmo tempo ensinar! Iniciativa da Evoluir com patrocínio da Novelis, o projeto de educação integral utiliza a música como estratégia para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de crianças e jovens.

Este ano, a ação contempla 40 educadores de 12 escolas de Educação Infantil da rede pública do município com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e apoio da Secretaria Municipal de Educação

Alinhado aos campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular, o Construindo Música foi pensado justamente para promover a formação integral dos alunos, trazendo de maneira lúdica atividades baseadas na vivência musical para estimular habilidades essenciais como criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, colaborando ainda para enriquecer a interação com o ambiente escolar”, destaca Carla Costa, coordenadora do projeto na Evoluir.

Os estudantes são convidados a fabricar e aprender a tocar instrumentos feitos com materiais do dia a dia e também a reconhecerem o som do próprio corpo. A reutilização dos materiais para confecção de instrumentos permite ainda abordar outros conceitos importantes, como consumo, gestão de resíduos e sustentabilidade.

A coordenadora explica que a dinâmica do projeto foi toda construída para possibilitar que as atividades sejam replicadas em sala de aula pelos professores de cada escola, potencializando seu caráter multiplicador e transformador. “Inclui também acompanhamentos pedagógicos híbridos e entregas de materiais de apoio, com uma formação com os educadores que contempla o total de nove encontros ao longo do ano, distribuídos em quatro módulos, sendo o primeiro uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e mais oito encontros que incluem tanto uma bagagem teórica importante como as sugestões de atividades práticas, como a construção em si de um instrumento musical”, aponta Carla. “Ao final do período, os educadores estão aptos a adotar essa metodologia com seus alunos”.

A educação é a principal ferramenta para a transformação e evolução de uma sociedade. Por isso, estamos muito empolgados com o início de mais uma edição do ‘Construindo Música’, projeto que temos muito orgulho de apoiar e que traz possibilidades de novos futuros para os jovens de Pindamonhangaba”, pontua Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Em parceria com a secretaria Municipal de Educação, participam desta edição as escolas municipais de Educação Infantil: Abdias Júnior Santiago e Silva; Aníbal Ferreira Lima, Caic/Caic Anexo, Francisco Lessa Júnior, Isabel Pereira da Silva, Jairo Monteiro, João Fleury Filho, Josefina Cembranelli Schmidt, Manoel César Ribeiro, Padre Zezinho, Ruth Azevedo Romeiro e Ruth Dóris (Bem viver).

Todas receberão um kit com materiais que embasam as atividades práticas com os alunos, além de exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto.

Link para acesso à live: https://www.youtube.com/c/evoluir.

  • Reprodução