Poesia de Camila Fernandes está na 3ª Feira do Livro Livre de Buenos Aires

Uma das obras a serem lançadas no próximo dia 5 de maio na 3ª Feira do Livro Livre, em Bueno Aires, Argentina, será a antologia ‘Escritos de um verão’ reunindo contos, crônicas e poesias (temática livre) de autores selecionados pela Illuminare (editora sediada no Rio Grande do Sul com representantes na Argentina e no Rio de Janeiro). Entre os trabalhos selecionados está o poema denominado ‘Jazigo’ (à direita), da jovem poetisa Camila Fernandes.
Filha única do casal Marcos Floriano de Jesus e Maria Alaíde da Silva, Camila é uma grata surpresa para a família, que tem agora alguém envolvido com a escrita literária.
Nascida em Taubaté no ano de 1991, mas desde criança acostumada a ter que morar em diferentes municípios a cada período, Camila já morou em Natividade da Serra, Careaçu (MG), Salvador (BA), Dias D’Ávila (BA) e na terra natal do pai e família, Pindamonhangaba. Ela acredita que essa vida ‘um tanto peregrina’ tenha sido o fator estimulante para seu ingresso de vez no mundo das letras.
Foi aos 14 anos, quando voltavam da Bahia e iriam residir em Taubaté, que, experimentando mais um período de adaptação a um novo local de morada, pessoas, escola etc., Camila passou algum tempo sem alimentar novos laços de amizade. Voltou-se um pouco mais para si. Dedicou-se aos seus escritos.

Influência musical
Sua forte ligação com a música fez com que para escrever buscasse inspiração em artistas que a influenciaram em sua adolescência vivida nos anos 2000. “Sempre quis ser letrista, mas o fato de não ter formação musical me levou a optar por outras formas de utilizar a escrita. Comecei em prosa, mas nunca me limitei a um estilo específico, nem pensava nisso enquanto escrevia, saía naturalmente. Hoje, com a ajuda de um parceiro músico e compositor, consigo dar vida ao que escrevo também através da música”, explica.
Indagada se percebe alguma mudança significativa ao comparar seus escritos iniciais com os atuais, Camila revela: “A essência não se modificou tanto, ainda uso os mesmos gatilhos para a criatividade na hora de transmitir para o papel o que está em mente. Basicamente escrevo sobre os acontecimentos da vida, tendo acontecido comigo ou alguém que pude observar. Minha escrita se baseia inteiramente nos meus sentimentos e percepções acerca do que vivencio ou presencio”.

‘Escritos de um verão’
Sobre a inclusão de sua poesia na publicação da Illuminare que será lançada na Argentina, Camila conta que tudo aconteceu por conta de uma motivação maior. No início deste ano, tendo ido ao Rio de Janeiro, prestigiar o lançamento de uma antologia na qual um dos autores era seu amigo, sentiu mais forte a atração que a vida literária exercia sobre ela. Então criou um blog e passou a postar algumas de suas produções com a intenção de avaliar a aceitação e críticas referentes ao seu trabalho.
Satisfeita com o resultado positivo do blog ela tomou conhecimento de que a Editora Illuminare estava com seletiva aberta para publicação da antologia ‘Escritos de um verão”. Resolveu participar e, para sua surpresa, teve seu poema entre os selecionados.
Além de sua estreia em ‘Escritos de um verão’, a poetisa participa de ‘Enfim, sós’, outra coletânea da illuminare, com dois trabalhos, Habitante Retirado e Efervescente. Ainda sem data confirmada, esse lançamento também deverá acontecer na 3ª Feira do Livro Livre de Buenos Aires.
Camila Fernandes é professora de inglês e estuda francês. Suas poéticas produções podem ser apreciadas em seu blog (o link é: https://avessosite.wordpress.com/ ), mas ela avisa que atualmente o material postado é pouco. A poetisa quer conservar o ineditismo de alguns trabalhos com os quais pretende se inscrever em novas antologias.

Jazigo

Eu estava lá
O lábio recém molhado do beijo
O coração disparado do mesmo
As mãos segurando um desejo

Eu estava lá
Ondulando pela melodia
Absorvendo pedaços
Saudando a melancolia

Agora, procuro da chuva um abrigo
E o peito carregado de vazios
A porta dos fundos, já sigo

Agora, minúcias me rasgam o ouvido
E o sorriso falso comprido
O caminho de volta, jazigo.

Imagens: Divulgação
  • Jovem poetisa, que é professora de Inglês e estuda francês, viu na produção literária uma forma de melhor convivência e adaptação a novos lugares e pessoas