Praça Monsenhor Marcondes tem vacinação contra sarampo e pólio neste sábado

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba implantará, neste sábado (1º/9), das 8 às 16 horas, a “Campanha Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite” na praça Monsenhor Marcondes. Além do centro da cidade, pontos como Ciaf, Cisas, Cidade Nova e Araretama II devem contar com postos de vacinação.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica da cidade, 4.827 doses da vacina contra o sarampo foram aplicadas e 4.852 contra a poliomielite. A meta para Pinda nesta campanha é de 8.200 pessoas imunizadas. Crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar, pois são mais suscetíveis a contrair essas doenças. “Assim, os pais e responsáveis têm papel fundamental na manutenção na eliminação destas doenças e devem levar as crianças a uma unidade de vacinação mais próxima”, ressaltou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Rafael Lamana.
O diretor destacou que além das crianças, toda a população precisa manter a carteira de vacinação atualizada, devendo procurar os postos para a regularização.

Alerta

Vale ressaltar que com o programa de interiorização dos venezuelanos recém-chegados no Brasil, mais 53 refugiados chegaram à cidade de São Paulo na última terça-feira (28). De abril a junho, já somam 287. A previsão da Casa Civil do Governo Federal, somados agosto e setembro de 2018, passou de 1.000 venezuelanos interiorizados, isto se torna um alerta quanto a possível disseminação do vírus do sarampo, já que a Venezuela vive em surto desde 2017. Desta forma, a Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba destaca a importância dos pais e responsáveis que possuem papel fundamental na manutenção na eliminação destas doenças, devem levar as crianças a uma unidade de vacinação mais próxima.

Dúvidas sobre a vacinação podem ser sanadas através do WhatsApp

Para combater as diversas notícias falsas, as fake news, que percorrem as redes sociais, o Ministério da Saúde lançou nesta semana serviço para tirar dúvidas dos brasileiros quanto à saúde. Chamado de “Saúde Sem Fake News”, tem o intuito de checar as informações recebidas pela internet, a fim de que a população não tenha receio. Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente o seu questionamento via WhatsApp para o número (61) 99289-4640.

  • Mais de quatro mil doses das vacinas foram aplicadas em Pinda