Prefeitura de Pinda faz ligação para pessoas que estão com segunda dose em atraso

Uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está fazendo ligações de telefone para as pessoas que ainda não foram tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19.
O objetivo é conscientizar o paciente e orientá-lo sobre a necessidade imediata de receber a vacina para que a imunização se complete. Das vacinas que necessitam de duas doses (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer), a proteção completa contra o vírus só ocorrer após a segunda dose, conforme informações do Ministério da Saúde.
A ligação dos profissionais de saúde é rápida e em segurança. A Prefeitura vai procurar por determinada pessoa e vai informar os dados. Assim, quem atender o telefonema terá apenas que confirmar as informações, como nome e data da vacinação.
Em nenhum momento serão perguntados os dados pessoais e documentos da pessoa. Se isso ocorrer, a Prefeitura recomenda que a pessoa desligue o telefone, pois podem ser mal intencionados tentando aplicar de golpes.
“Nós, da Secretaria de Saúde, é que vamos informar os dados para que a outra pessoa apenas confirme. Nunca partirá de nós perguntar RG, CPF, endereço. Nós informaremos os dados e a pessoa vai confirmar. Havendo a confirmação, prosseguiremos com a orientação sobre a necessidade de tomar a segunda dose”, explicou o diretor de Proteção aos Ricos e Agravos à Saúde, André Pereira.
Até o momento, em Pindamonhangaba, cerca de 2.000 pessoas ainda não retornaram às unidades de saúde para receber a segunda dose – o que compromete a imunização da própria pessoa, bem como o amplo e efetivo resultado de saúde pública, pois uma dose não é suficiente para a plena proteção contra o vírus.

  • Créditos da imagem: Divulgação