Editorial : Presente é estar presente. Clima natalino vale mais que o presente

O centro da cidade e o shopping cheios nesta reta final para as compras de Natal relatam o contraste da situação econômica do país.
É bem verdade que o Espírito Natalino, o calor, e a simples vontade de sair de casa para ver algo novo ou passear também detonam qualquer previsão econômica – ainda mais quando alguém convida para dar aquela passada no ‘shopping’, ver umas lojas, praça de alimentação, cinema, tomar um chopp… pronto, já basta.
O convite é irrecusável. Como negar essas atrações? Impossível. Sim, temos shopping e temos cinema. Parece que a cidade vive uma nova era. Alguns incrédulos até se espantam: ‘Nem parece Pinda’.
A nova perspectiva de um centro de compras em Pindamonhangaba e a decoração de natal, juntamente com as promoções, são fortes elementos para convencer as pessoas a gastarem – ainda que a economia do país viva um péssimo momento.
Comprar presentes para o pai, mãe, filho, filha, tio, tia, sobrinho, etc… o leque de opções é enorme.
Entretanto, pesquisa apurada pelo portal Terra – um dos principais do Brasil – revelou que 80% das pessoas pretendem gastar menos com presentes este ano; 10% o mesmo valor; e 10% menos.
Sem nenhuma base científica, a contagem da intenção de compras é baseada apenas em um clique do internauta. Por outro lado, as respostas da enquete remetem a dados similares de pesquisas da FGV – Fundação Getúlio Vargas e do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Nas publicações, as instituições demonstram uma preocupação da população com os gastos de fim de ano, considerando elementos básicos: necessidade de economizar, inflação, e poupar para as despesas de início de ano.
Não há em Pindamonhangaba parâmetros oficiais sobre o que será comprado ou quanto cada pessoa vai destinar para os presentes.
Certo é que há tendência de repetir as aquisições e utilizar os mesmos valores das pessoas dos grandes centros. Ou seja, artigos de vestiário, perfumaria, calçadas, eletrônicos, principalmente
o celular, estão entre os itens mais procurados, com valores entre R$ 30, e R$ 200.
Independentemente de presente, o que vale é a celebração do Natal. Momento de paz, luz e harmonia.