Professor de Pinda é um dos vencedores do 20º Prêmio Educador Nota 10

Diogo Fernando dos Santos, professor da Rede Municipal de Ensino,
ainda concorreu ao título de Educador do Ano.

Na semana passada, na Sala São Paulo, na capital, o Prêmio Educador Nota 10 festejou os vencedores da sua 20ª edição. Representando Pindamonhangaba, destaque para o professor, Diogo Fernando dos Santos, da Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira. Além do troféu, o educador levou para casa o prêmio de R$ 15 mil e a escola recebeu um vale-presente de R$ 1 mil. Diogo também foi um dos finalistas do prêmio de Educador do Ano.
Com o projeto “Quem escreve sou eu!”, Diogo conquistou os jurados. O desejo do professor era que seus alunos escrevessem mais e melhor. Para isso, nada mais acertado do que mostrar textos que causam impacto no leitor. Ao eleger os contos de Clarice Lispector e Sylvia Orthof, ele deu à turma do 5º ano oportunidades de apreciar, discutir e analisar excelentes referências. Apostando no potencial das crianças, ele incentivou a produção coletiva e individual de textos autorais e orientou várias etapas de revisão. Tudo foi documentado em um blog, para que o processo de escrita e seus avanços fossem compartilhados com as famílias.
Além de Diogo, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos por uma comissão de especialistas entre os mais de 5 mil inscritos. Os selecionados são dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco e Paraná. O Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Globo, organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, Somos Educação e Faber Castell.
No ano em que completa 20 edições, o Prêmio Educador Nota 10 registrou um recorde de inscrições, com 5.006 projetos. Desde a criação do Prêmio, em 1998, mais de 67 mil professores já participaram da premiação.