Vanguarda Literária : PROFESSOR PERGENTINO: MEU MESTRE!

No final deste abençoado ano de 2019, os limoeirenses, em especial, parentes, amigos e ex-alunos comemoram, com muita alegria, o nonagésimo aniversário de um excepcional Mestre: PROFESSOR ANTONIO PERGENTINO NUNES!
Descendente de tradicional família de Limoeiro do Norte, a decantada ‘Princesa do Jaguaribe’, encravada no sertão cearense, esse ser iluminado, antenado com sua gente e seu tempo, desenvolveu uma carreira repleta de importantes vitórias, sobretudo como Grande Educador e Professor, pois, tal qual asseverou o Emérito Educador e Professor que honra e glorifica o nosso país – Paulo Freire,” antes de se mover como Educador se movia como Gente”! Amigo, generoso, ele tinha consciência de que o amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento. Assim, PROFESSOR PERGENTINO, juntando fé com vontade, coragem com otimismo e, amor com muito amor, certamente tornou os seus grandes objetivos, nascidos nos seus sonhos, em gloriosa realidade.
Cora Coralina, a inesquecível escritora goiana, pontuou: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros e, a sabedoria com a vida e os humildes”. Incorporando essa filosofia, o estimado PROFESSOR PERGENTINO, meu primeiro Professor de Química Inorgânica no tradicional Ginásio Diocesano Padre Anchieta, templo do saber do querido Limoeiro , foi também afamado Professor de História da Faculdade de Educação Dom Aureliano Matos (Campus de Limoeiro) da Universidade Estadual do Ceará. Despertava no aluno a alegria de trabalhar e de conhecer, tarefa essencial do professor como afirmou, certa vez, o genial cientista Albert Einstein. E, por que isso aconteceu com o MESTRE PERGENTINO? Retornando ao pensamento do grande Paulo Freire: porque ele tinha certeza de que ”O amor é uma intercomunicação íntima entre duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito do seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro”. Esse Mestre deixava o aluno crescer, mostrar as suas potencialidades!
Ao evocar a sua figura querida vem-me à lembrança um fato importante: o único profissional do Japão que não se curva diante do Imperador é o professor, porque, segundo os japoneses, numa terra em que não há professores não pode haver Imperador. Não é sem razão que esse respeitado país está avançado, sobretudo no campo educacional, o que não acontece na Pátria Brasileira na qual os professores são humilhados, não valorizados como merecem e, um jogador de futebol (sem demérito para ninguém!) é exaltado como herói nacional. Guardo comigo a esperança de que, um dia, a “Pátria de chuteiras” cederá lugar à PATRIA DA EDUCAÇÃO!
Lembro-me da última vez que nos encontramos: numa igreja, em Fortaleza, ao ensejo da missa de sétimo dia do desaparecimento do Limoeirense Emérito: o saudoso amigo e jornalista Meton Maia e Silva. Abraçamo-nos. Ele me olhou emocionado e disse: “Valdez, você aqui? Que satisfação! Eu falei: “Mestre, ainda me recordo dos seus ensinamentos em química, há mais de cinquenta anos! Os elementos químicos monovalentes negativos são: flúor, cloro, bromo iodo e astato”! E, ele de imediato, afirmou: “E os negativos : oxigênio, enxofre selênio e telúrio!”. Quanta lucidez e rapidez de raciocínio! Despedimo-nos. Ele, por certo, não viu! Mas, naquela hora, correu pelo meu rosto uma doce lágrima de gratidão.
MESTRE PERGENTINO, MINHA PÁLIDA HOMENAGEM!