Professores da Rede Municipal participam de palestra

Os professores que participaram das atividades de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) na última segunda-feira (20), tiveram uma experiência bem diferente. Isso porque a Secretaria de Educação e Cultura ofereceu à Rede Municipal de Ensino uma palestra sobre “A Pedagogia da Emergência”, ministrada pelo terapeuta social e educador físico, Reinaldo Nascimento, que educa em áreas e locais de tensos conflitos e de refúgio em diversos países.
A pedagogia da emergência abordada, sob a perspectiva do educador, a intervenção voluntária na educação de crianças vítimas da guerra e da exploração irrestrita.
A temática foi suficiente para encher o Teatro Galpão de professores que participam da atividade durante seu horário de HTPC – tempo estabelecido pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino, que busca reunir profissionais da área para discussão, análise e propostas de soluções que atendam às necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente.
“Ouvir os relatos de Reinaldo sobre suas experiências acerca da pedagogia da emergência certamente contribuiu para um aprofundamento da alteridade. Conhecer uma realidade aparentemente tão distinta nos faz refletir sobre a nossa própria realidade e isso implica um olhar mais humano sobre o outro. Sobretudo, quando o outro é a criança com que lidamos na educação”, comentou o secretário de Educação e Cultura, Júlio Valle.

“A Pedagogia da Emergência” foi a temática abordada pelo terapeuta social e educador físico Reinaldo Nascimento

Imagens: Divulgação
  • Teatro Galpão ficou lotado de professores; no destaque Reinaldo, Júlio e Luciana