Professores da Rede recebem capacitação do programa “Caminhos para a Cidadania”

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

Em agosto foi realizada mais uma etapa de capacitação de professores por meio do programa “Caminhos para a Cidadania”, desenvolvido pelo Instituto CCR. Pinda recebeu o encontro temático na Casa Transitória Fabiano de Cristo. Nesse programa foi utilizado um aplicativo de celular para incentivar o bom uso da tecnologia na educação.
Neste ano, o projeto “Caminhos para Cidadania” pretende atender no município 195 professores que, na sequência, orientarão mais de 3 mil alunos de 4º e 5º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino participantes. A escolha das escolas é realizada pelo coordenador municipal, priorizando àquelas com professores que lecionam para as turmas participantes do programa.
Voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida, este ano o programa trabalha a segurança no trânsito com os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino. Com isso, as crianças, que têm entre nove e dez anos, terão aprofundamento do tema trânsito, apropriando-se cada vez mais das noções de segurança e cidadania nas vias. Dessa forma, elas atuarão como difusoras das boas práticas no trânsito entre familiares e amigos.
O programa leva noções e vivência sobre “Educação de Trânsito” aos educadores da Rede Municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos encontros temáticos promovidos pela concessionária, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.
Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e mais de 37 mil professores foram beneficiados pelo projeto – que foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA); a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.

  • Programa leva informações sobre “Educação de Trânsito” aos educadores da Rede Municipal das 36 cidades às margens da via Dutra