Professores de Pinda participam de ciclo de palestras educacionais

Durante esta semana os educadores do Centro de Educação Fundamental e Infantil Art Toledo, em Pindamonhangaba, têm a oportunidade de participar de palestras que promovem uma transformação na forma de educar.
A primeira palestra aconteceu na terça-feira (17), com o palestrante Ton Ferreira, mestre em Ciências pela USP, que trabalhou conceitos como a ‘Educação 3.0: Desafios e oportunidades para a transformação da Educação’.
“Com o aumento de ferramentas à disposição da aprendizagem, a educação trilha um caminho desafiante. Porém, sabe-se que a presença da tecnologia em sala de aula, não significa, de fato, inovação. Para conquistar mudanças no cenário educacional, é necessário promover um ambiente de trabalho colaborativo, com foco nas interações e no fazer coletivo”, explicou o palestrante.
Nesta quarta-feira (18), a coordenadora pedagógica da Planneta Educação, Gisele Vitório, certificada internacionalmente pela Metodologia de Aprendizagem Sistêmica, ministrará a palestra ‘Aprendizagem Sistêmica Kagan: metodologia de aprendizagem cooperativa’.
Ao longo do dia ela irá trabalhar, junto aos professores, uma abordagem de ensino cooperativo para que os alunos possam aprender o conteúdo curricular com seus pares, em consonância com suas habilidades socioemocionais.
Na quinta-feira (19), as palestras continuam. Neste dia, o assunto gira em torno da inclusão, tema que tem gerado bastante reflexão junto aos educadores. Como fazer a inclusão escolar efetiva de alunos com deficiência? Cada vez mais se faz importante que prevaleça um único sistema educativo para todos e a palestra ‘Juntos pela Inclusão’, ministrada por Natália Cortelli, psicopedagoga e consultora educacional em inclusão escolar de crianças com deficiência, abordará atividades práticas e muita reflexão sobre o tema.