Professores relatam desenvolvimento social e emocional em alunos de Pinda

Mais de 300 crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindamonhangaba estão sendo beneficiadas pelo programa de educação emocional Amigos do Zippy, que tem como principal objetivo desenvolver habilidades emocionais e sociais nos alunos, ao mesmo tempo em que capacita de forma permanente e sustentável o professor que o desenvolve com os estudantes.
A iniciativa está sendo realizada pela segunda vez na cidade e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Asec – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, com o apoio da Gerdau e outros apoiadores. Ao todo, mais de 13 professores estão desenvolvendo, este ano, o Amigos do Zippy, com seus alunos.
“Ao instrumentalizar os professores para desenvolverem competências emocionais e sociais nos alunos, o Amigos do Zippy propicia que tornem seu ambiente de sala de aula mais emocionalmente saudável. As habilidades que são desenvolvidas contribuem para o sucesso das crianças no seu dia a dia, aumentando a autoestima e permitindo que elas enfrentem os desafios acadêmicos de forma mais confiante”, afirma a presidente da Asec, Tania Paris.
Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada em setembro de 2016, docentes responderam a um questionário contendo questões sobre a aplicação do projeto junto aos alunos. O resultado desta pesquisa comprova que, para 100% dos educadores as crianças desenvolveram a habilidade de reconhecer suas próprias emoções e sabem comunicar seus sentimentos de forma efetiva.
A avaliação demonstrou também que 100% dos profissionais concordam que seus alunos sabem perceber quando outros não estão bem e demonstram empatia.
Sobre o seu próprio desenvolvimento, 100% dos professores concordam que estão conhecendo melhor as crianças da sua turma, sentem-se mais aptos a ajudar crianças a lidarem com situações difíceis e estão se comunicando mais eficazmente com as crianças.
Os professores relatam, por exemplo, que os resultados também estão sendo percebidos pelos responsáveis dos alunos, que afirmam que as crianças estão mais comunicativas e se relacionando melhor com os familiares. “Os pais tem feito comentários positivos sobre a evolução das crianças e sobre novas atitudes que eles vêm demonstrando”, conta a professora Leila Santos Cabral, da Escola Municipal Professor Joaquim Pereira da Silva.
De acordo com a professora Amanda E. Santo, da EM Professor José Gonçalves da Silva, as mudanças também foram notadas na sala de aula. “Eles mesmos se corrigem quando acontece algum conflito ou buscam resolver entre si antes de me chamarem. Também se sentem mais a vontade de compartilhar problemas no grupo.” Os professores relataram também melhora no aprendizado acadêmico: “Percebi que minha turma melhorou muito em oralidade. Estão se expressando com mais clareza e entendendo melhor o que o outro fala. Com este avanço, muitos alunos melhoraram na atividade de escrita”, explica Cíntia Siqueira, professora na escola Professor José Gonçalves da Silva.

Imagens: Divulgação
  • Para 100% dos educadores, as crianças desenvolveram a habilidade de reconhecer suas próprias emoções e sabem comunicar seus sentimentos de forma efetiva