Profissionais de saúde serão capacitados para atendimento à pessoa idosa

Promover atendimento adequado e continuo à população com 60 anos ou mais. Esse é o objetivo do curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, que prevê a capacitação de profissionais de nível superior para questões que envolvem envelhecimento humanizado das pessoas.
A capacitação, promovida pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UnaSUS) e pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi), vai abordar questões clínicas e sociais, distribuídas em cinco unidades: Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas, Avaliação Multidimensional e Condições Clínicas e Trabalho em Equipe.
O programa de aulas tem carga horária de 55 horas, e os interessados podem se matricular até o dia 20 de novembro na plataforma da UnaSUS (https://acesso.unasus.gov.br).
Para a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Cosapi, Cristina Hoffmann, o curso é de extrema importância. “Para atender às necessidades da população idosa se faz necessário investir na qualificação do cuidado ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de outras ações, da capacitação e atualização dos profissionais de saúde”, afirma Hoffmann.
Promoção do envelhecimento saudável
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população com 60 anos ou mais representa 13,7% dos brasileiros. Até 2050, a previsão é de que esse número suba para 1/3 da população. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde estejam preparados para a promoção do envelhecimento saudável.
“Com a população envelhecendo, é necessário desenvolver novas estratégias de promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação”, explica o consultor da UnaSUS, Paulo Coury.

Imagens: Divulgação