Programa de prevenção às drogas forma estudantes no bairro Cidade Nova

COLABOROU COM O
TEXTO: Joyce Dias

Na manhã da última quinta-feira (14), no bairro Cidade Nova, mais de 400 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental (I) se formaram no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Desenvolvida pela Policia Militar, a iniciativa tem o intuito de combater o uso de drogas conscientizando os alunos sobre o assunto.
A formatura envolveu estudantes de escolas localizadas no bairro e em regiões próximas. O curso, aplicado pelos cabos PMs Gonzaga e Maristela, ensina estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.
Ao final deste curso, que teve dez semanas de duração, os alunos participaram de um concurso de redação, sendo que aqueles que mais se destacaram foram premiados durante a formatura. Os três melhores colocados ganharam uma bicicleta. Durante a solenidade os estudantes também declaram publicamente a decisão de dizer “não às drogas”.
Participaram do evento a Banda da Policia Militar e autoridades locais. O Proerd já atua nas escolas municipais e privadas de Pindamonhangaba há 18 anos com esse objetivo de promover ações de prevenção ao uso de drogas.