Programação em comemoração a “V Semana Municipal do Idoso” conta com diversas atividades

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
O Conselho Municipal do Idoso, as Associações do Centro de Convivência para Idosos e as Instituições de Longa Permanência para Idosos, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, irão comemorar a “V Semana Municipal do Idoso”, entre os dias 23 de setembro a 2 de outubro.
Durante a semana, diversas atividades serão promovidas para o público da 3ª idade. A abertura no sábado (23) será realizada na praça Monsenhor Marcondes, das 9 às 12 horas, com diversos jogos recreativos. Já no domingo (24), a partir das 14 horas, os idosos poderão se reunir no Centro Esportivo Zito e, na segunda (25), também a partir das 14 horas, no ACCI Campinas, para uma tarde de lazer.
Na terça-feira (26), às 9 horas, participarão de aula de dança sênior no ACCI Moreira César, e no período da tarde, às 14 horas, o Lar Irmã Terezinha receberá uma exposição de artes. Na quarta-feira (27), o ACCI Vila Rica, às 14 horas, terá uma tarde de chá, além de uma apresentação de dança. Na quinta-feira (28), das 14 às 17 horas, haverá baile da primavera no Lar São Vicente de Paulo; na sexta-feira (29), vivência com danças circulares, às 9 horas, no Lar Irmã Terezinha. O encerramento das atividades em comemoração ao “Dia do Idoso”, na segunda-feira (2), será com uma confraternização no Salesianos, das 11 às 16 horas.
A “Semana Municipal do Idoso” foi incluída no calendário oficial de eventos da cidade por meio da Lei 5.463/2012 e seu principal objetivo é conscientizar a população e o Poder Público de que os idosos são parte importante da sociedade.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adilson Lima da Silva, comenta que a programação irá se estender buscando levar atividades que aliam saúde, esporte, cultura e lazer aos idosos do município e ressalta a intuito da data: “Esta quinta comemoração serve tanto para chamar a atenção das políticas públicas, e exigir o cumprimento da lei que nos contemplam quanto para celebrar o Dia Nacional, comemorado dia 1° de outubro, com muita festividade junto com o município. Então o intuito é celebrar e cobrar”.
Além dos eventos da programação oficial, outros deverão acontecer no decorrer do mês de outubro, com atividades e eventos que complementarão as festividades em comemoração à “Semana do Idoso”.
No dia 3 de outubro, será promovida uma manhã festiva, com o grupo terapia e lazer no Recinto São Vito em Moreira César. Nos dias 4 e 6, os idosos poderão participar de um “City Tour” promovido pelo Departamento de Turismo da Prefeitura, a partir das 14 horas; no dia 16, receberá o II Seminário para Valorização do Idoso, no auditório da Santa Casa, das 8 às 11h30.
O Departamento de Turismo promoverá um passeio no Trem do Forró, nos dias 19 e 26 de outubro, a partir das 13 horas. Mais informações no departamento, pelo telefone 3643-1761.