Projeta os solos do planeta terra

Hoje eu gostaria de destacar uma data muito importante para a nossa vida, o dia 15 de abril, data que celebramos nacionalmente a Conservação do Solo, para divulgar uma reflexão na população sobre a importância da sua correta utilização na manutenção do planeta Terra, especialmente na produção de alimentos. Além disso, utilizamos também esse recurso na construção civil.

O dia 15 de abril foi escolhido em homenagem ao nascimento do americano Hugh Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Na vida humana, o solo produz alimentos necessários para nossa sobrevivência, bem como é fundamental ao desenvolvimento da urbanização, pois é uma matéria-prima necessária para a construção de casas e edifícios. Daí a necessidade de reconhecer e de cuidá-lo da forma correta.

Somente a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, reduzindo significativamente a produtividade das culturas e capacidade de armazenar carbono, nutrientes e água. Cerca de 50% dos solos latino-americanos estão sofrendo algum tipo de degradação.

No Brasil, os principais problemas encontrados são erosão, perda de carbono orgânico, e desequilíbrio de nutrientes. É um recurso natural e não renovável, então a sua disponibilidade é limitada. Infelizmente, a ação humana continua sendo a maior causa de degradação acelerada desse recurso.

A perda de solos produtivos prejudica gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar, amplifica a volatilidade dos preços dos alimentos e, potencialmente, mergulha milhões de pessoas à fome e à pobreza.

O desmatamento, as queimadas por exemplo, comprometem a importância do solo, além de provocarem o desequilíbrio de vários ecossistemas, os quais podem ser reduzidos por meio de algumas atitudes simples, como o reflorestamento, visto que as plantas criam uma camada de proteção para o solo, ajudando a diminuir o impacto das águas sobre o solo.

Portanto, vamos valorizar as pessoas que estão preservando seus solos, pois onde nasce vida, merecem nosso cuidado e respeito!