Projeto de professora representa o Brasil em congresso internacional na Argentina

Nesta sexta-feira (3), a professora Rute Lidiane Pires, coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba, representa o Brasil e o município na Argentina. A educadora teve o projeto ‘Jovens Protagonistas’, de sua autoria, selecionado (total de 400 inscritos) entre os 120 para participar do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece na cidade de Rosário. Do Brasil, somente dois municípios não pertencentes ao grupo de cidades educadoras tiveram projetos selecionados para serem apresentados neste congresso, o de Pinda e um da cidade do Rio de Janeiro. O projeto de Pindamonhangaba participará no eixo – “O Desafio da Igualdade nas Cidades”.
Desenvolvido com estudantes de Pindamonhangaba desde 2009, o ‘Jovens Protagonistas’ também foi um dos projetos selecionados e participou, em 2014, do Congresso Internacional de Promoção de Saúde e I Congresso Regional de Promoção de Saúde Escolar realizado em Havana-Cuba, levando a experiência pindamonhangabense para a América Latina.
“O projeto utiliza metodologias próprias e inovadoras, a fim de capacitar jovens tornando-os seguros de suas práticas como protagonistas e facilitadores em oficinas de discussões sobre sexualidade, álcool, diversidade sexual e de gênero, entre outros temas relativos à prevenção”, revela a educadora Lidiane Pires.

Cidades educadoras

Ela conta que estar representando Pindamonhangaba, levando o projeto como uma experiência inovadora educacional local, vislumbra a possibilidade de que sua cidade venha ser, futuramente, uma cidade educadora, assumindo o compromisso da orientação de suas políticas públicas locais por meio dos princípios e valores estabelecidos na Carta da Aice – Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Rosário, sede do evento, desde que foi incorporada à Aice, sempre se destacou em congressos internacionais de cidades educadoras (Congresso de São Paulo-Brasil, 2008), (Guadalajara-México, 2010, e Changwon – República da Coreia, 2012), divulgando políticas educadoras de sua prefeitura e ações realizadas sob a responsabilidade da Delegação da América Latina da Aice.
“O Brasil, em seu vasto território com mais de 8,5 milhões de km², 198,7 milhões de habitantes (IBGE 2012) e ampla diversidade cultural, possui 15 cidades associadas como Cidades Educadoras, que desenvolvem projetos inovadores e os compartilham em rede, sendo elas: Belo Horizonte, Caxias do Sul, Itapetininga, Jequié, Porto Alegre, Santiago, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, São Pedro, Sorocaba e Vitória.
São municípios que não se fecham em si mesmos e se relacionam com o seu entorno, sejam outros núcleos urbanos do seu território ou com cidades parecidas de outros países, com objetivo de aprender, de trocar e, portanto, de enriquecer a vida dos seus habitantes”, complementa Lidiane.

O projeto e a autora

O projeto Jovens Protagonistas tem como instituição proponente e executora a Diretoria Regional de Ensino – região de Pindamonhangaba, atualmente sob a direção de Gicele Giudice. As instituições parceiras do projeto são: Faculdade Anhanguera, Secretaria de Esportes, Fundo Social de Solidariedade, Gaef – Grupo Autônomo de Estudos Filosóficos e o Movimento Anarquista de Pindamonhangaba.
A professora Rute Lidiani Pires é bacharel em Ciências Biológicas pela Unitau, especialista em Psicopedagogia, pós-graduada em Gestão Escolar e coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba.

Imagens: Divulgação
  • Professora Rute Lidiane é coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba