Projeto estuda implantar mezanino na feira livre

Faça chuva ou faça sol. Feirantes falam sobre projeto de implantação de mezanino


Às 6 horas eles já estão a postos. Mercadoria arrumada sobre as bancas, legumes e frutas separados por tamanho e espécie, alimentos fritos, assados, gelados e servidos ao gosto do cliente.
Grande parte deles sai de casa por volta das 5h30, mas levantam bem antes da alvorada. Alguns estão ali há 10, 20, 30 anos, ou mais. Numa disposição de causar inveja até em atletas profissionais. Carregam caixas, descarregam frutas, legumes e verduras, limpam a bancada. Descascam, picam, ralam e ensacam legumes. Atendem o “freguês”; e, no fim do dia, fazem o caminho inverso, para que possam descansar até o início da próxima jornada. Essa é a rotina dos feirantes. Faça chuva ou faça sol.
Por falar em chuva e sol, os trabalhadores da feira livre da praça Eng. José Salgado Ribeiro, conhecida como Praça da Liberdade, em Pindamonhangaba, há anos vem falando sobre as intempéries a que estão expostos todos os dias no local. Oficialmente, 37 feirantes atuam na área coberta, além de aproximadamente outros 30 que trabalham nas laterais.
Ana Santos está ali há 12 anos, na sua “Banca de Legumes”. Assim como os demais feirantes, ela chega cedo, organiza tudo e aguarda o cliente aparecer. Entre um freguês e outro, ela fatia cenoura e abobrinha, descasca mandioca e pica brócolis numa agilidade peculiar aos trabalhadores da feira. Já até se acostumou com essa rotina. Tanto é que os três filhos cresceram ali, auxiliando, atendendo clientes e estudando para as provas. “Ninguém deixou de estudar. Agora mesmo, enquanto a Amanda está aqui, os outros dois mais novos estão na escola”, conta a feirante, afirmando que gosta do que faz e que é preciso ter disposição, fé e trabalho para se alcançar progresso na vida.

Construção de mezanino

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, na última terça-feira (14) que a Secretaria de Serviços Públicos está retomando o projeto de fechamento lateral da área coberta da feira livre deste local.
Além do fechamento, que busca proteger os feirantes e clientes do sol, da chuva e de ventos fortes, a Prefeitura iniciou um estudo para a construção de um mezanino naquela área. Com isso, o local da feira ganhará mais um pavimento, praticamente duplicando o espaço da feira livre existente hoje, dentro da área coberta.

“Nestes mais de 20 anos de feira, já passamos por cada desafio que se eu contar, muitos não acreditam. Hoje, estamos no céu perto do que já vivemos. Essa proposta de fechar as laterais e nos livrar da chuva e do sol será ótima! Mas já vou avisando, não é pra cercar tudo, senão vira mercado e nós gostamos de feira.”

Francisca Lucas
feirante há 23 anos

“Eu acredito que tudo o que for feito para melhorar nosso local de trabalho é muito bem-vindo. Nós merecemos mais atenção por parte de nossos representantes e acho que agora isso vai acontecer.”

Ana Santos
feirante há 12 anos

Imagens: Divulgação