Projeto incentiva a prática de esportes e consciência ambiental

A iniciativa cria uma ligação entre as crianças, o esporte e o meio ambiente
Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semelp), em parceria com a Escola Skill e a Faculdade Anhanguera, desenvolveu o Projeto Esporte do Bem, com o objetivo de incentivar a prática de esportes sustentáveis que envolvam atividades recreativas, sustentabilidade e preservação ambiental.
O projeto teve início no dia 24 de abril, e a ideia é juntar materiais recicláveis como latinhas. Ele é direcionado aos alunos da Semelp, de 6 a 10 anos e, desde o início do projeto, as crianças participam de diversas ações para conscientização sobre a importância da reciclagem.
Existem seis pontos de coletas de latinhas, e toda a população pode contribuir. As gaiolas (local onde as latinhas devem ser depositadas) estão no CE João do Pulo, GE Cidade Nova, CE Zito, GE Araretama, Quadra Coberta e Ginásio Tabaú. Os pontos são periodicamente esvaziados e, os objetos, vendidos para serem revertidos em materiais esportivos para as aulas.
O projeto busca levar a prática de esportes recreativos às crianças, envolvendo suas famílias, estimulando formação social com a educação ambiental. De acordo com a gestora Priscila Mateus, uma das idealizadoras do projeto, o esporte deve ser um importante aliado para que as crianças despertem uma consciência crítica sobre causas ambientais, incentivando a acrescentar em sua rotina atitudes sustentáveis, como coleta seletiva, evitar o desperdício da água e a importância de reciclar.
No dia 24 de junho, às 15 horas, haverá uma gincana na Praça do Quartel. Será apresentado um circuito de atividades que representam as experiências que as crianças tiveram ao longo do processo. Entre as atividades da gincana estão corrida com obstáculos, salto em distância, mini basquete, vôlei, lutas e lançamento, tudo será feito com material reaproveitado ou reciclado.